quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 04:45h Atualizado em 28 de Novembro de 2012 às 05:59h. Paulo Reis

Chapa de Íris Almeida é reeleita para mais um mandato a frente da OAB

Foi realizado no último sábado em diversas partes do país a eleição para a presidência das OAB’s ( Ordem dos Advogados do Brasil). Em Divinópolis a votação aconteceu na sede da 48ª Subseção da OAB que fica na rua Alagoas número 60, no centro.

 

Duas chapas concorreram a presidência foram elas OAB “Patrimônio de Todos” e União “Unidos por uma OAB Melhor”. A eleição começou as 9h e foi encerrada as 17h.

 


Segundo Íris Almeida a votação transcorreu tranquilamente. Nenhum incidente desagradável foi notificado durante a votação. Dos 1180 advogados qualificados a votar apenas 672 o fizeram. Em Divinópolis foram registrados 6 votos em branco, 17 votos nulos e 649 válidos. O resultado oficial será divulgado no dia 30/11.

 


Com 60% dos votos a chapa União – “Unidos por uma OAB Melhor” foi eleita para três anos de mandato. O atual presidente da Ordem e também reeleito Íris Almeida disse que o trabalho é de muita dedicação e que muita das vezes as pessoas acreditam que existe remuneração para aqueles que representam a OAB no Município, isto não é verdade. Todo o trabalho é feito sem remuneração. Para ele, estar ali é uma questão de poder servir aos colegas de profissão e demais integrantes da sociedade que precisem de orientações a cerca de determinado tema jurídico.

 


Da chapa vencedora fazem parte: Diretoria: Íris de Almeida, Presidente; Alberto Faustino, Vice-Presidente; Vantuir Tuca, Secretário Geral; Luciana Santos, Secretaria Adjunta e Verdy Barreto, Tesoureiro. Os Conselheiros são: Antonio Rosa, Euler Eloi, Halssil Silva, Marcelo Souza, João Bruno, Maria de Lourdes e Willian Simões.

 


Dentre as principais propostas da chapa se destacam: Implantação do sistema bolsa emprego, para encaminhamento de jovens advogados e estagiários à atividade profissional; Implantação do “Programa OAB vai à escola” nas instituições públicas de ensino da região, objetivando principalmente a orientação dos estudantes quanto a prevenção e combate ao uso de drogas e ampliação e reestruturação da Comissão de Prerrogativas. Os advogados terão mais assistência, agilidade e efetividade, na prevalência das suas prerrogativas profissionais.

 


A tarefa de se fazer presidente da instituição requer uma busca constante por melhorias e condições favoráveis para o trabalho dos advogados que da entidade dependem para nortear as responsabilidades jurídicas.

 


O aperfeiçoamento dos profissionais é outro fator decisivo para o sucesso dos representantes da lei. Tanto para o profissional de advocacia quanto para qualquer outro, estar se atualizado é uma rotina que deve ser mantida constantemente.

 


A cada instante surgem temas novos e para acompanhar essa evolução é necessário estar atento a rotatividade de informações, lembra o presidente reeleito.

 


A sede da 48ª Subseção da OAB oferece aos advogados de Divinópolis e região cursos de capacitação durante todo o ano, bem como assessoria voltada para sanar as dúvidas com relação a assuntos da esfera jurídica proporcionando um melhor entendimento de casos mais complexos.
Na Subseção já está instalado equipamentos para cursos à distância. Íris diz que já existe a proposta de se oferecer um curso de pós-graduação que está regulamentado pelo MEC através da Associação dos Advogados de São Paulo que é a única credenciada pela OAB e reconhecida para promover o curso. O processo eletrônico é outro tema que será desenvolvido durante este mandato já que a justiça está toda amparada por esse aspecto tecnológico.

 


Íris reforça que a Subseção está voltada também para a comunidade e não só aos advogados, no entanto desde sua criação e instalação na rua Alagoas ela tem sido usada para diversos eventos da cidade. A sede da OAB possui um auditório com capacidade para 120 lugares, utilizado para profissionalização dos advogados e solenidades públicas.
O presidente reeleito lembra que além da sede da 48ª Subseção da OAB, existem outros pontos de apoio para consulta da população. Estes pontos estão instalados no Fórum, na Justiça do Trabalho, no Juizado Especial, na Polícia Federal, na Justiça Federal.

 


Dentre as diversos planejamentos para o próximo mandato se encontra o agendamento junto ao presidente reeleito da OAB Minas, Luís Cláudio Chaves para que seja exposto a necessidade da construção do terceiro pavimento que já existe inclusive projeto aprovado, onde será implementado um escritório que será voltado para atender às necessidades dos advogados recém formados. Em continuidade será apresentada a proposta da bolsa emprego.

 

  
Íris convida toda a comunidade de direito a participar da edição do tradicional café que será oferecido na próxima sexta-feira (30) e terá a presença do Desembargador do TJMG (Tribunal da Justiça de Minas Gerais) Eduardo Machado Costa que vai falar sobre ética e procedimentos no tribunal.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.