sábado, 6 de Junho de 2015 04:09h Bruna Costa

Ciclo de minicursos e oficinas de capacitação em exportações serão realizados na Fiemg para empresários

Um ciclo de minicursos e oficinas de capacitação da cultura exportadora para empresários serão realizados na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional Centro-Oeste, em Divinópolis

Um ciclo de minicursos e oficinas de capacitação da cultura exportadora para empresários serão realizados na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex Brasil). As capacitações ocorrerão através do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex).

No total, serão realizados seis eventos no decorrer do ano, que vão tratar temas como Captação de Recursos Financeiros para Investimentos, Sistemática de Exportações, Tributos na Importação, Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores, Inteligência de Mercado, Ciclo de Vendas Internacionais, Exportação Indireta: Tradings e Comerciais Exportadoras, Regimes Aduaneiros Especiais e Barreiras Técnicas ao Comercio Exterior.

O primeiro encontro será na terça-feira (9) na sede da Fiemg, a partir de 9h. O tema abordado será “Sistemática de Exportações”, ministrado pelo analista de Comércio Internacional da Unidade Central de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Paulo Március Silva Campos. As inscrições para podem ser feitas na sede da Fiemg, pelo telefone (37) 3690-4400, ou através do e-mail eventosreg-co@fiemg.com.br. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas a 30 empresas.

Segundo o técnico Extensionistado Peiex, Marcos Gomes, após o treinamento, os participantes serão capacitados sobre quais os processos de exportação e como eles funcionam para atuarem no regime geral ou comum de exportação, exportação temporária e no regime de exportação simplificada. A palestra abordará como se realiza uma exportação e como é este fluxo, seja na parte de negociações, de logística, documentações e regulamentações nacionais e internacionais. “É uma grande oportunidade para o empresário de indústria com potencial exportador se informar sobre os procedimentos corretos e, dessa forma, agregar valor ao seu produto”, afirma.

Para o presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, as empresas da região com potencial exportador devem aproveitar a oportunidade, buscar informações e se capacitar para a internacionalização. “A região conta com uma gama de setores com grande potencial para o mercado externo e esse programa desenvolvido pela Fiemg visa fortalecer as indústrias do Centro-Oeste para atuarem de forma mais competitiva neste mercado”, finaliza.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.