quarta-feira, 10 de Junho de 2015 10:04h Atualizado em 10 de Junho de 2015 às 10:16h. Mariana Gonçalves

Cine Ritz Pátio Divinópolis recebe festival de filmes franceses

A partir de amanhã, as salas do Cine Ritz – localizado no Pátio Shopping Divinópolis – irão receber os maiores clássicos do cinema francês

Isso porque a cidade foi contemplada e está participando do Festival Varilux de Cinema Francês 2015. Por meio do site variluxcinefrances.com/2015/cidade/divinopolis-mg-2/, é possível acompanhar os horários de exibição e quais os filmes irão ser apresentados na cidade.

Segundo o gerente financeiro do Cine Ritz, Roberto Frota Júnior, o festival irá ser realizado em todo o país. Serão contempladas 50 cidades, com 80 cinemas participando. “Vamos trazer aqui para Divinópolis 15 títulos que, durante a semana, até o dia 17, serão exibidos no cinema. Será uma programação variada em todos os dias. Para conseguirmos colocar uma quantidade maior de filmes, tivemos que readequar os horários, assim criando horários especiais de sessão”, explica.

Os valores dos ingressos serão os mesmos já praticados no cinema. “Lembrando que aos finais de semana são valores diferenciados, e na quarta-feira temos a promoção de ingressos mais em conta, o festival está na promoção. A política do festival é trabalhar com os preços já praticados por cada cinema em sua cidade de origem”, pontua Roberto.

DA FRANÇA PARA O BRASIL

O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Em matéria publicada no portal online do festival, o presidente no Brasil da Essilor/Varilux, Arnaud Ribadeau Dumas, fala que o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil a fora, inclusive em cidades fora dos grandes centros, nos dá a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirma o presidente.

O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, pela Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o copatrocínio da Embaixada da França, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, Air France, Sofitel, Unifrance Films e RioFilme.

O evento pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.

Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público brasileiro o filme de abertura do festival de Cannes: “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.

Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolas em mais de 15 cidades.

 

Crédito: Divulgação

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.