terça-feira, 4 de Outubro de 2016 14:46h Atualizado em 4 de Outubro de 2016 às 14:50h. Pedro Gianelli

Circuito das Letras celebra a literatura e o incentivo à leitura

De 5 a 9 de outubro, Circuito Liberdade promove mais de 100 atividades gratuitas

A partir de amanhã, o Go­verno do Estado realiza uma grande celebração da literatura. É o Circuito das Letras, que reúne mais de 130 convidados em aproximadamente 100 ativi­dades, como mesas-redondas, painéis, oficinas, contação de histórias, ações educativas de estímulo à leitura, grupos de trabalho, shows, feiras, pique­nique literário e saraus poéticos. Toda a programação é gratuita e vai até domingo, 9/10.

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura - por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suple­mento Literário -, pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histó­rico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e BDMG Cultural, o Circuito das Letras integra as ações de incentivo à leitura em Minas Gerais promovidas pelo Governo do Estado. A iniciativa é coordenada pelo Circuito Liberdade.

“O Circuito das Letras é a certeza de continuação de um debate e de encontros em Minas Gerais para fomentar o universo do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, tanto em seu papel de instrumentaliza­ção dos cidadãos como em sua função de desenvolver a cadeia produtiva e criativa do livro”, afirma o curador do evento e superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literá­rio, Lucas Guimaraens.

A programação pretende, ainda, subsidiar a elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do estado de Minas Gerais. Para tanto, propõe a democratização do acesso ao livro, a valorização da leitura e o desenvolvimento da economia criativa do livro como estímulo à produção inte­lectual e ao desenvolvimento da economia regional e nacional.

Para abrir o encontro e falar sobre as transversalidades da linguagem escrita e sua ora­lidade, o Circuito das Letras recebe o cantor e compositor Criolo (SP) e o autor Duda Ma­chado (MG). “Propomos uma discussão com as diferentes linguagens artísticas, com a par­ticipação de escritores, poetas, roteiristas, diretores de teatro, músicos, entre outros artistas e agentes culturais”, contextualiza Guimaraens.

Durante os cinco dias de evento, o Circuito das Letras recebe nomes que vão falar sobre a linguagem escrita e suas performances, como Hum­berto Werneck (SP), Gregó­rio Duvivier (RJ), Bruno Cany (França), Ricardo Aleixo (MG), Rejane Dias dos Santos (MG), Schneider Carpeggiani (PE), Sergio Cohn (SP), Jacques Dux (MG), Anelito de Oliveira (MG), Renato Negrão (MG), Angela Lago (MG), Maria Esther Maciel (MG), Maria Mazzarello Rodri­gues (MG), Ana Elisa Ribeiro (MG), o cantor e compositor Flávio Renegado (MG), dentre outros.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.