quarta-feira, 19 de Agosto de 2015 11:33h Atualizado em 19 de Agosto de 2015 às 11:38h.

“Circuito de Música Acústica” seleciona jovens instrumentistas de Minas Gerais

Ganhadores receberão prêmio e se apresentarão em museus de BH e na praça da liberdade, também na capital mineira

Aqueça os vocais, afine os instrumentos e traga seu som. Segue aberto, até o dia 28 de agosto, o edital do Circuito de Música Acústica, promovido pela Gerdau e Governo do Estado de Minas Gerais. Por meio da iniciativa, serão selecionados solistas e bandas que apresentarem um repertório acústico e de qualidade.  O objetivo é valorizar jovens instrumentistas de Minas Gerais, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical e, acima de tudo, proporcionar a descoberta de novos talentos.

"Pretendemos selecionar grupos com uma sonoridade mais acústica, em contraposição aos trabalhos que se valem de instrumentos como guitarra e baixo elétricos, sintetizadores em geral, programações eletrônicas. Entretanto, não significa que os shows propostos pelo projeto não contarão com amplificação. Duos de violão, trios e quartetos de cordas, grupos vocais, cantores, grupos de percussão, sopros em geral são alguns dos exemplos – não se limitando a esses, é claro, de formações que estamos procurando para integrar o Circuito de Música Acústica", explica Alysson Brener, um dos curadores do projeto.
Oito candidatos serão pré-selecionados e receberão uma ajuda de custo para se apresentarem no MM Gerdau – Museu das Minase do Metal ou no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. Destes oito, dois grupos ou artistas solo serão premiados com três mil reais e farão uma apresentação de até 50 minutos, que definirá o vencedor. Para abrilhantar o espetáculo, o vencedor convida um artista de renome nacional para se apresentarem juntos, na Praça da Liberdade.
“O Circuito de Música Acústica tem muitos lados positivos. O primeiro é trazer uma programação para dentro dos Museus, atraindo a eles um público que talvez não frequentasse este espaço. Além disso, o projeto dá oportunidade a novos artistas e a novos ouvidos, pois vai oferecer uma programação gratuita com sofisticação musical. Tanto em um ambiente intimista, como o museu, quanto de uma forma mais descontraída, quando as apresentações acontecem para a Praça da Liberdade”, afirma Patrícia Tavares, curadora do projeto.
Os interessados podem realizar as inscrições de 10 a 28 de agosto por meio da plataforma Prosas Editais, no site bit.ly/CircuitoMusicaAcustica. Estão aptos a participar solistas ou grupos de até cinco componentes, entre 18 e 35 anos. O resultado com os oito pré-selecionados será disponibilizado no dia 10 de setembro, no site do Prosas e na página do concurso no Facebook (Facebook.com/CircuitoMusicaAcustica).
O Circuito de Música Acústica é realizado pela Do Brasil Projetos e Eventos e pela Agência de Produção, com gestão cultural da AltiPlano Projetos Culturais e patrocínio da Gerdau e do Governo de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoiam o Circuito Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o Museu de Artes e Ofícios.

SERVIÇOS:
Circuito de Música Acústica
Inscrições: de 10 a 28 de agosto.
Edital: bit.ly/CircuitoMusicaAcustica.
Informações: Facebook.com/CircuitoMusicaAcustica.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.