quinta-feira, 16 de Julho de 2015 10:53h Atualizado em 16 de Julho de 2015 às 10:55h. Mariana Gonçalves

Circuito gastronômico segue com rodada de avaliações nos bares de Divinópolis

A partir das 19h de hoje a equipe do Prato da Casa (PDC) estará no Barroco Mineiro – Rua Rio de Janeiro, n° 1979, bairro Santo Antônio – para mais uma noite de avaliação

Contando com o estabelecimento, já passaram pelo crivo dos jurados quatro bares: Peixe Dourado, Biku's e Churrasquinho do Raimundo.

O diretor do festival, Gustavo Bicalho, comenta sobre como está sendo o Festival PDC edição de 2015. “Percebemos que está sendo um grande sucesso. Lá no Peixe Dourado tivemos um movimento que foi maior do que no Dia dos Namorados, que é o dia de maior movimento nos bares e restaurantes da cidade. Foram mais de 500 clientes que passaram pelo estabelecimento e mais de 250 pratos vendidos. No Biku's também foi um grande sucesso. Antes das 19h já tínhamos bastante movimento no bar, o prato da casa que foi o ‘quibe recheado’, que chegou a acabar. Foram mais de 500 quibes vendidos, então realmente foi um sucesso”, afirma.

Ontem, a visita foi no Churrasquinho do Raimundo e lá também esteve lotado, o prato inscrito no concurso fez grande sucesso. “O Festival tem tido um sucesso muito bom, isso só nos deixa honrados e motivados a continuar tralhando pelos bares da cidade”, acrescenta Gustavo.

 

 

FEIRA NOTURNA

A Feirinha Noturna também está sendo um grande sucesso no Prato da Casa. A parceria do evento com a Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad) tem proporcionado não só o incentivo à agricultura familiar local, como também contribuído de forma significativa para que as cozinhas dos bares ganhem mais qualidade, beneficiando a população.

“Foi feita uma divulgação na região onde os bares participantes estão, com a intenção de que à noite eles venham para as feiras comprar hortifrúti. Nosso maior objetivo é fazer uma surpresa para a população divinopolitana no ano que vem, que é fazer uma feira noturna. Estamos há dois anos projetando isso, analisando como será feito, pode ser uma feira itinerante ou em um local central na cidade, mas isso ainda está sendo trabalhado. É uma surpresa do nosso governo Vladimir por meio da Secretaria de Agronegócios. A feira irá ajudar aquelas pessoas que na correria do dia a dia não têm tempo para ir ao supermercado, então a noite ela poderá fazer sua compra de verduras fresquinhas, a um preço bastante acessível”, destaca o secretário de Agronegócios, Paulo Marius.

 

 

RESPONSABILIDADE

Segundo o diretor do PDC, as votações do público têm 50% de peso nas avaliações. Os jurados mantêm os outros 50% de poder do voto e ainda a tarefa de desempatar, caso haja dois bares com a mesma pontuação. “Mudamos esse ano a mesa de jurados, ela está menor, ano passado tínhamos 12 pessoas. Esse ano, máximo seis e mínimo três, sendo fixos a Renata Carolina Pierotti Gourmet da escola Espaço Lucrecia Donato, o chef Renato Júnior e o nutricionista Mário Henrique”, completa Gustavo.

A decisão de reduzir o número de jurados, conforme explicou Gustavo, é para aumentar ainda mais a responsabilidade e importância dessa equipe avaliadora. “É uma maratona divertida, mas o resultado é sério. O melhor garçom irá ganhar uma moto zero quilômetro, o melhor bar ganhará R$ 1,2 mil e mais uma viagem para um resort all inclusive.”

 

Credito: Talita Siqueira

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.