sábado, 11 de Abril de 2015 03:07h Atualizado em 11 de Abril de 2015 às 03:12h. Lorena Silva

Cisvi comemora 20 anos de prestação de serviços da saúde

Sede do consórcio atende pacientes de oito cidades da região e também de Divinópolis. Na última década, 170 mil procedimentos foram realizados no local

Para comemorar os 20 anos prestando serviços a usuários de saúde de oito municípios da região, além de Divinópolis, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi) reuniu na manhã de ontem representantes, diretores, diversos agentes públicos e funcionários do local em sua sede. A solenidade foi uma forma de celebrar as conquistas da parceria entre os municípios e apresentar os novos projetos – além de contar com a presença do Frei Marco Túlio de Oliveira, que abençoou o local e os presentes no evento.
Cobrindo especialidades como angiologia, oftalmologia, cardiologia e realizando exames como mamografia, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e ecodopplercardiograma, o Cisvi atende cerca de 200 pessoas por dia, de acordo com o secretário executivo, Marco Aurélio de Oliveira. “A ênfase do Cisvi não é só fazer um ‘pacotão’ de atendimentos e mostrar números. A ênfase do Cisvi é a acolhida, é acolher bem e humanizar. Prova disso é que nossos usuários quando aqui chegam têm a sensação de estarem em tratamento privado, em um local particular de saúde”, destacou.
Para o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, que também é presidente do Consórcio, os 20 anos do Cisvi são responsáveis por muito apoio à população. “Esse momento não poderia passar despercebido. São duas décadas de fazer da dificuldade solução e tranquilidade para atender melhor a população. A diretoria, os prefeitos que dirigem o Cisvi, os secretários de saúde que formam o nosso conselho técnico, procuram soluções na área de saúde, customizando cada caso de cada cidade ao mais próximo possível de suas realidades, suas carências.”
Durante o evento também esteve presente o presidente da comissão de Saúde da Câmara Municipal, Edimilson Andrade, que destacou a importância do Consórcio para os municípios, especialmente Divinópolis. “Tenho notado o socorro que esse consórcio tem dado até a pacientes que estão na UPA, às vezes necessitando do exame. A pessoa não tem recurso e é acolhida aqui no consórcio para fazer exames que aqui estão disponíveis. A presidência da comissão de Saúde, junto com a da Câmara de Vereadores fez uma homenagem ao consórcio, de tão bom que ele é”, relatou.

ATENDIMENTOS
O secretário executivo do Consórcio também aproveitou a ocasião para anunciar e fazer a entrega simbólica das chaves de mais um veículo do Serviço Estadual de Transporte em Saúde (Sets) – convênio entre o Cisvi e o governo do Estado e que possibilita o transporte dos pacientes entre os municípios. “Nós criamos rotas que trazem os pacientes, os usuários que vão ser atendidos até nós, até o consórcio. Por exemplo, o micro-ônibus sai de Itapecerica, pega os pacientes e os traz a Divinópolis na porta do consórcio para fazer a sua consulta ou o seu exame. Finalizando [o atendimento], eles pegam o paciente e o devolvem a sua cidade de origem”, explicou Marco Aurélio.
Segundo o secretário, com a chegada do novo micro-ônibus o Cisvi passa a contar com dez veículos – sendo nove que circulam entre os municípios e um que serve como reserva, caso algum estrague. Quando é necessário realizar algum procedimento em Belo Horizonte, por exemplo, há um veículo que sai de Carmo do Cajuru e outros três que saem de Divinópolis, totalizando 72 assentos diariamente. Outra novidade é que o Consórcio deve implantar, talvez ainda em abril, o atendimento dermatológico.
“Esse atendimento dermatológico queremos fazê-lo resolutivo. Ou seja, nós vamos licitar a consulta com a pequena cirurgia. Então a pessoa vai consultar com o dermatologista e dali mesmo, sendo necessário, ela já vai passar pelo processo de pequena cirurgia – com a retirada de uma pinta, uma verruga. Esse é um dos procedimentos que a gente traz comemorando o nosso aniversário de 20 anos”, contou o secretário. Outras conquistas recentes do Cisvi foram a reestruturação do site e da sede, que funciona no bairro Padre Libério.

CISVI
O Cisvi possui nove municípios consorciados, sendo eles Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará, Divinópolis, Itapecerica, Pedra do Indaiá, Perdigão, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste. De acordo com o último relatório apresentado pelo secretário executivo, 26 mil procedimentos – entre exames e consultas – foram realizados somente no ano passado. Na última década, o local contabilizou 170 mil procedimentos.

 

 

Crédito: Lorena Silva

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.