sexta-feira, 14 de Agosto de 2015 12:57h

Com encontros, CRAS Nordeste fortalece vínculos comunitários e familiares

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nordeste, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, completou sete encontros com a comunidade da região de atuação neste ano

Moradores dos bairros Del Rey, Primavera, São Lucas, São Geraldo, São Simão, Nova Suíça e parte do Halim Souki participam das reuniões divididos em dois grupos. O objetivo dos encontros é promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade, além fortalecer os vínculos comunitários e familiares.

A psicóloga Michelle Teixeira e a assistente social Simone Tavares desenvolvem dois grupos na comunidade: Mobilização Comunitária e Multifamílias. O primeiro grupo reúne-se em toda primeira quarta-feira de cada mês, às 18 horas; e o outro, na terceira sexta-feira do mês, às 14 horas, na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Primavera. Os grupos são parte do desenvolvimento do Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido para promover a comunicação comunitária.

“É mobilização social que pretende promover o protagonismo da comunidade, à medida que busca o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, o sentimento de pertencimento e a organização comunitária”, afirmou a psicóloga Michelle Teixeira.

De acordo com o CRAS, sete encontros foram realizados com a comunidade para promover diálogos com o poder público, serviços de utilidade pública, como prestação de esclarecimentos pela Copasa sobre reativação de associação de moradores, e mediação de melhorias de infraestrutura para os bairros. “A própria comunidade está envolvida em todo o processo e começa a vivenciar os efeitos da participação cidadã”, afirmou a assistente social Simone Tavares.

Ela destacou ainda que o objetivo do CRAS é incluir os serviços já ofertados no território na construção de novas propostas a desenvolver na comunidade em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, a Secretaria de Educação, a Escola Municipal João Gontijo da Fonseca e a Secretaria de Saúde, pela ESF do Primavera.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.