sábado, 14 de Novembro de 2015 01:59h Mariana Gonçalves

Começa hoje apresentação gastronômica no Mercado Central

A partir de hoje, o Mercado Central recebe um incremento que fará o público se encantar ainda mais pela gastronomia e os serviços, como um todo, oferecidos no local

Está começando o “Melhor do Mercado”, um evento idealizado pela empresa Prato da Casa (PDC), juntamente com os comerciantes do Mercado.
As atividades no mercado começam durante a manhã e segue até à tarde.
Segundo o diretor do PDC, Gustavo Bicalho, o evento diferente do propósito do Festival Prato da Casa, não será estilo competição. É um festival onde serão apresentados desde temperos a doces artesanais, tem o objetivo de chamar a população e mostrar as riquezas, principalmente, da culinária de nossa terra. “Queremos fomentar a frequência e o consumo do público no Mercado Central de Divinópolis, então criamos o Melhor do Mercado – que é uma produção do Prato da Casa que é para valorizar o que eles têm de melhor lá, por isso, todo mundo está envolvido, não é só os restaurantes não, do sapateiro ao açougue todos estão envolvidos”, acrescenta Gustavo.

 

CARDÁPIO

Sete bares do mercado irão apresentar um prato já típico da sua culinária. Conforme o organizador do evento, o cardápio que será apresentado tem “feijoadinha, feijão com dobradinha, tropeiro, fígado acebolado com farofa de jiló, pastel, comida árabe, comida italiana, entre outros sabores”, destaca Gustavo.
O Bistrô Passaporte, do proprietário Nelson Porto, irá apresentar a Feijoada completa:
Feijão preto, bacon, focinho, orelha, calabresa, carne seca, louro. Arroz, farofinha, couve, abacaxi e laranja.
Para Nelson, o evento trará grandes benefícios para o seu comércio e o do Mercado como um todo, pois irá valorizar e chamar a população para conferir o que o mercado tem.
A proprietária do Massa in Casa, Dínia Lima Franca, irá apresentar o prato Filé à Parmegiana: Contrafilé empanado, presunto, muçarela, molho de tomate produzido na casa, batata palha, arroz e salada.
Já o Restaurante Dos Amigos, dos proprietários Glaene e Alex, irá apresentar o Tropeiro dos amigos, Tropeiro especial com o famoso “zuiúdo” na chapa.
O Bar Pai & Mãe, do proprietário Maurício, apresenta o prato Dupla sertaneja: Feijão carioca com bacon, linguiça calabresa, linguiça comum, rabinho, pezinho e orelha de porco. Feijão branco com dobradinha, bacon e linguiça defumada.
O restaurante do Marcelo, dos proprietários Marcelo e Andreia, apresenta o Fígado Acebolado com farofa de jiló. (Prato revelação na edição do Prato da Casa de 2012).
O Empório Sbuni, da proprietária Iris Moreira, apresentará o Prato Frio: Quibe cru, homus berinjela, coalhada seca, carne síria, tabule, pão sírio e esfirra.
A Pastelaria do Zé, do casal José Francisco de Araújo e Ilza Nunes de Almeida Araújo, irá apresentar o tradicional Pastel de Carne ou de queijo, (de acordo com o pedido do cliente).

 

OFICINAS
Os bares do Mercado Central e casas especializadas em temperos e ervas vão realizar oficinas gastronômicas gratuitas, onde os alunos poderão aprender receitas diversas. As oficinas serão realizadas nos próprios bares, do dia 23 a 27.
As inscrições para os cursos serão feitas no próprio Mercado de Divinópolis, nos próprios restaurantes. O aluno interessado deverá procurar o restaurante no horário de 9h às 14h e se inscrever gratuitamente.
Irão ministrar os cursos os seguintes estabelecimentos:
Massa In Casa (Nhoque), Bar do Mercado (Fígado Acebolado com Farofa de Jiló) Passaporte, Empório Hibiscus (palestra sobre alimentação saudável e seus benefícios), Empório Sbuni (quibe cru).
Serão somente dez alunos por bar.

 

Créditos: Divulgação PDC

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.