segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015 10:24h Atualizado em 14 de Dezembro de 2015 às 10:27h.

Compra de equipamentos beneficiará 14 unidades de saúde

Investimentos de R$ 1 milhão é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Domingos Sávio

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Resende, e do secretário de saúde, David Maia, realizou no início da manhã desta segunda-feira (14/12), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), a assinatura da “ordem de compra e autorização de licitação para adquirir equipamentos para 14 unidades básicas de saúde”. Ao todo serão investidos, aproximadamente, R$ 1 milhão para aquisição dos equipamentos. Recurso chega através da emenda parlamentar do deputado federal Domingos Sávio.

Os benefícios na aquisição dos novos equipamentos beneficiarão os usuários das unidades atendidas e também seus funcionários. “Isso significa muito para nós uma vez que no dia-a-dia a gente precisa de insumos e equipamentos para fazer o serviço público funcionar. É necessário em época de crise e com a arrecadação caindo. Oferecemos novos mobiliários, computadores e em determinados casos até mesmo a climatização do ambiente”, destaca o prefeito Vladimir.

Para ele, a saúde de Divinópolis passa por um momento de transformação. “É um novo saldo da saúde, quando começamos a fazer um ciclo positivo, e o SIM Saúde trousse isso, um embalo de uma nova energia para a saúde de Divinópolis. Sabemos das dificuldades, mas estamos tentando reverter esta lógica para algo melhor e aí é importante ter parceiros como o deputado Domingos para alocam recursos e investirmos na melhora do nosso sistema de saúde”, acrescentou.

Recurso na conta

Durante o encontro o secretário de saúde, David Maia, disse que novos materiais e equipamentos qualificarão o atendimento do usuário na ponta. “a primeira tarefa foi fornecer mão de obra, abrir a porta, colocar a disposição da comunidade médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Agora a gente pode, através desta emenda, conceber também a qualificação de equipamentos. Todos sabem que a nossa rede esta em transformação, com muitas dificuldades e que ficou sem investimentos por mais de uma década; é uma rede que não se furta ao trabalho. Para honrar este trabalho, as equipes vão receber equipamentos novos que vão de maca a computadores. Trata-se de um recurso muito relevante”, diz David.

De acordo com o deputado federal Domingos Sávio, o dinheiro da emenda já esta na conta da prefeitura para ser utilizado. “São um milhão de reais e este recurso vai possibilitar a prefeitura a equipar 14 unidades de saúde que vão beneficiar a parte administrativa, mas principalmente equipamentos que melhorar as condições de atendimento do usuário do centro de saúde. São equipamentos que podem melhorar o atendimento médico e de enfermagem, dando uma qualidade melhor a este serviço de saúde”, comemora Domingos.

Unidades

A previsão da prefeitura é que os primeiros equipamentos comecem a ser entregues em fevereiro, logo na abertura do orçamento de 2016. Serão beneficiadas as unidades do Tietê, Planalto, Nossa Senhora das Graças, CSU, Itaí, Danilo Passos, Ermida, Bom Pastor, São José, Niterói, Afonso Pena, Central, Ipiranga e Nações.

A “ordem de compra e autorização de licitação” prevê aquisição de 30 itens de equipamentos diversos. Serão repassados as unidades de saúde computadores, impressoras laser, cadeira, geladeiras para conservação de vacinas, mesas de escritório, bebedouros, mesa de exames, mesa ginecológicas entre outros itens.

O deputado Domingos Sávio se comprometeu com o prefeito Vladimir Azevedo a dispensar emenda semelhante no próximo ano a fim de contemplar outras unidades de saúde que ficaram de fora desta primeira listagem.

Participaram do evento, os vereadores Edmar Máximo, Rodson Kristnamurti, Periquito Beleza, Raimundo Nonato e Edmar Felix. O secretário executivo do Cisvi, Marco Aurélio de Oliveira, também acompanhou assinatura que foi prestigiada por secretários do Governo de Divinópolis.

 

Créditos: Rodrigo Dias

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.