sábado, 3 de Outubro de 2015 04:34h Atualizado em 3 de Outubro de 2015 às 04:37h. Mariana Gonçalves

Compre do pequeno negócio

Sebrae realiza ação para estimular vendas nas pequenas empresas

O Movimento ‘Compre do Pequeno Negócio’, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa promover a conscientização da população brasileira para a importância se realizar compras em pequenos estabelecimentos, como por exemplo,  supermercados e lojas de bairro.
Atividades ligadas a esse movimento estão sendo realizadas desde agosto, nas regiões onde o Sebrae atua. Em Divinópolis, está programado para hoje, uma mobilização na Praça da Catedral, o Analista do Sebrae, Guilherme de Paula Rabelo, falou sobre essa ação. “O dia 5 é a data que marca o movimento ‘Compre do Pequeno’, por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, no entanto, aqui no município, vamos fazer essa comemoração hoje. Vamos começar com a reunião de empresários e entidades como Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Prefeitura, esse encontro será na Praça da Catedral, a partir das 8h, de lá, sairemos em carreata para a Praça do Santuário”, explica.
Serão feitas diversas atividades na Praça do Santuário, inclusive uma comemoração antecipada do Dia das Crianças.

 

VANTAGENS

Durante todo o movimento, foram expostos em anúncios publicitários, e até mesmo em palestras organizadas pelo Sebrae, alguns dos principais benefícios de comprar do pequeno negocio sendo eles: É perto da sua casa. É responsável por 52% dos empregos formais, o dinheiro fica no seu bairro. Além disso, o pequeno negócio desenvolve a comunidade.
O analista, Guilherme, destacou também mais uma importante vantagem. “São pequenos negócios, lugares que nos oferecem um atendimento diferenciado, conhecemos o dono e às vezes tratamos diretamente com eles, então é importante dar a atenção a esses negócios, eles merecem. E a nossa intenção aqui, hoje, em Divinópolis, é essa, valorizar o pequeno negócio”, afirma.
Os micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).

 

FAÇA PARTE

Por meio da plataforma online (www.compredopequeno.com.br), os empresários se cadastram no Movimento e estampam na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras. No endereço on-line, estão disponíveis para baixar o material, para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante da ação.
Também está disponível um gerador de campanha digital, em que é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa, que pode ser produzida pelo próprio empresário para distribuição nas redes sociais. Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.
O site funciona ainda como uma vitrine, onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados. Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participam do movimento, para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras.
Até a metade do mês de setembro, o movimento registrou mais de 10 mil cadastros, somente no Estado de Minas Gerais. A meta em todo o país é atingir mais de 150 mil cadastros.
Embora o marco da campanha seja no dia 5, o movimento continuará ativo, os consumidores e empresários poderão continuar utilizando a plataforma online.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.