quinta-feira, 11 de Agosto de 2011 11:29h Atualizado em 15 de Agosto de 2011 às 13:50h. Liziane Ricardo

‘Concurso Literário’

Iniciativa pretende despertar novos talentos no município

Em busca de despertar novos talentos inspirados em ‘Adélia Prado’ e ‘Lazaro Barreto’, a partir de uma iniciativa privada, o empresário Geraldo Barros em parceria com a Gazeta do Oeste, preparam um concurso literário que tem como tema o Centenário de Divinópolis. O concurso será aberto dia 15 na Câmara Municipal de Divinópolis, às 17 horas e as inscrições são gratuitas e sem limitação de idade.


O objetivo deste concurso literário é despertar o patriotismo e o lado cultural dos divinopolitanos. A comissão julgadora irá escolher dez poemas com o título “Um poema para Divinópolis” relacionados com o tema do Centenário. Dentre as premiações, o poema que conquistar o primeiro lugar irá ganhar um notebook, o segundo colocado será premiado com uma câmera fotográfica e do terceiro até a décima colocação serão entregues certificados de reconhecimento do município.


Segundo o organizador do concurso, Geraldo Barros, os jurados serão escolhidos entre professores e pessoas ligadas diretamente à literatura brasileira. Entretanto, o regulamento já está pronto e será disponibilizado no dia da abertura na Câmara Municipal.

A Gazeta do Oeste em parceria com o concurso literário, também efetuará as inscrições através de um recorte da ficha de registro publicadas nas edições do jornal. “É importante ressaltar que cada pessoa poderá inscrever até dois poemas com limite de até três páginas cada”, destacou Geraldo Barros.

O ganhador deverá assinar um acordo cedendo o direito de publicação do poema durante três anos, respeitando as leis de direitos autorais. “A direção do evento se reserva o direito de poder divulgar o poema nos meios de comunicação”, frisou Barros. Quanto o arquivamento do poema junto aos documentos municipais como forma de material histórico da cidade, Barros disse que pretende sim findar uma parceria com a prefeitura para que possa deixar o poema no acervo municipal.


Outra medida será a divulgação nas escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais, as quais poderão afixar o poema ganhador em suas salas de aula. “Acredito que poderemos até pensar nesta proposta do concurso, não somente no ano do centenário, mas também no decorrer dos demais anos, com temas diferenciados” afirmou.


As inscrições poderão ser feitas também em qualquer loja Gê Máquinas, situadas na avenida JK nº 1100 no bairro Bom Pastor ou na loja da rua Sergipe nº 1065 centro. O encerramento será dia 27 de abril do ano que vem, e a premiação será entregue dia 1º de junho de 2012.  

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.