quinta-feira, 26 de Março de 2015 09:40h Atualizado em 26 de Março de 2015 às 09:53h. Mariana Gonçalves

Conferência dos direitos da Criança e do Adolescente é realizada hoje

A 3° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Carmo do Cajuru será realizada hoje, a partir das 7h, no Auditório Municipal Lúcia Guimarães (ao lado do CMEI), no Bairro Tupi

Segundo a Secretária Municipal de Promoção Social e Defesa Civil, Sirleia Moreira Tavares, o evento é em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com a temática “CMDCA para fortalecer, garantir e efetivar os direitos da criança e do adolescente”, o evento visa promover a discussão sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, e ainda apresentar a atual política municipal de atendimento a estes jovens. “Também durante o evento, vamos eleger as propostas que já foram apresentadas na pré-conferência, pelos adolescentes e a comunidade em geral que participou conosco. Além disso, será feita a eleição dos delegados mirins e também adultos, representando a sociedade civil e o governo, para participar da conferência regional”, acrescenta Sirleia.
Durante o encontro, haverá ainda a apresentação de música e dança das crianças atendidas pela assistência social, e a exposição de trabalhos dos adolescentes acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

ENVOLVIMENTO

Para a Secretária de Promoção Social, como o evento trata da discussão de ações que interferem diretamente na vida dos jovens, a participação deles é essencial. “Não fazemos políticas para eles, e sim com eles. Nossa preocupação é fazer com que a criança e o adolescente sejam protagonistas das suas próprias histórias, e quando se fala em elaboração de propostas para a política de atendimento a esses jovens, nada mais oportuno e justo que eles estejam com a gente, temos também que ouvi-los”, finaliza Sirleia.

PRÓXIMA SEMANA

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis realizará no 31 de março, das 8h às 17h30, no auditório da Fiemg, a IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. As inscrições para participar da Conferência podem ser feitas pelo site www.divinopolis.mg.gov.br/conselhos ou no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente situado na Av. Getúlio Vargas, 268 - Centro - (37) 3221-1860.
A conferência desse ano tem como tema “Cuidando das Crianças e dos Adolescentes. Cultivando o Nosso Futuro”. O evento vai discutir a Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente. Fortalecendo os Conselhos da Criança e do Adolescente.
Reuniões preparatórias foram realizadas com jovens para tratar dos assuntos em debate na conferência. O secretário Municipal de Desenvolvimento, Paulo dos Prazeres, destacou a importância de preparar os adolescentes para realização do evento no final do mês. “As crianças e os adolescentes aprendem a forma e as diretrizes de como funciona uma conferência. Estamos realizando um trabalho neste ano no para atrair mais jovens participantes e que eles sejam futuras lideranças para que nossa cidade seja melhor e boa para se viver”, afirmou.
A Conselheira Municipal da Criança e do Adolescente, Alice Amaral, ressaltou a necessidade da realização da conferência para definir as políticas públicas para os jovens.
“É necessário a conferência para o município saber o que tem e o que falta para os nossos jovens serem incluídos nas políticas públicas. A conferência pretende colocar as propostas do Plano Decenal nas ações destinas das crianças e adolescentes”, destacou.
A estudante de 17 anos Letícia Maria Silva participou da reunião preparatória e espera colaborar na criação de novas propostas para os jovens.“Quero contribuir na conferência e apresentar propostas para os jovens terem mais espaço na sociedade, porque hoje não está acontecendo”, afirmou Letícia.


Crédito: Mariana Gonçalves

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.