terça-feira, 27 de Outubro de 2015 09:10h Atualizado em 27 de Outubro de 2015 às 09:13h. Pollyanna Martins

Confira as dicas de maquiagem, cuidados com os cabelos e esmaltes que serão usados no verão

Apesar do calor que estamos enfrentando com a chegada da primavera, a estação mais quente do ano ainda está por vir, e com ela, muitas cores, cabelos curtos e unhas coloridas

Quem acha que maquiagem segue um padrão, está muito enganado. As cores mudam de acordo com cada estação. Segundo a maquiadora, Nathália Arriel, o verão pede uma pele hidratada e iluminada, ao contrário da pele carregada que é usada no inverno. De acordo com Natháia, a única cor que prevalecerá no verão é a nude. “Os batons nudes continuarão no verão, porém, eles virão com tons mais amarronzados, e mais rosados. Teve uma aposta no São Paulo Fashion Week, que são os batons coloridos, como o verde e o azul, algumas marcas até lançaram o batom líquido, mas a tendência mais forte é uma boca nude”, explica.
Um clássico no mundo da maquiagem, o batom vermelho também continua no verão, mas o tom laranja, que foi muito usado no verão passado, este ano não voltará. Nathália conta que os tons de vinho e marsala, que estiveram em alta no inverno, também caíram nesta estação. “O vinho e o marsala, que foram a moda no inverno, vão cair um pouco, o verão será mais voltado para o nude e o rosa clarinho”. Para criar uma harmonia no rosto, as sombras devem ser escolhidas cuidadosamente. Conforme a maquiadora, para a noite, a mulherada deve apostar em tons metalizados, voltados para o tom cobre, e durante o dia, use apenas bastante máscara para cílios para destacá-los. “Caso a mulher queira usar uma sombra durante o dia, ela pode usar um tom nude bem clarinho. A aposta de maquiagem para o verão é parecer que não está maquiada, é parecer que você está com uma pele viçosa, um rosto viçoso, iluminado, não parecer que está supermaquiada”, explica.
A mulherada também deve abusar da marcação do côncavo para a noite. “A marcação de côncavo sempre tem, principalmente na noite, com os tons marrons e voltados para o preto, mas durante o dia é pouco, o ideal é fazer uma marcação suave”, detalha. O blush é outro item indispensável em um nécessaire. Usá-lo na medida correta é fundamental para acertar na make. Para o verão deste ano, os tons bronze vão estar em alta. “Para a maquiagem da noite, tudo é permitido, mas para a maquiagem do dia, o blush vai ser usado apenas para realçar um pouco, porque nesta estação, o que vai prevalecer é a pele com aparência de hidratada. Os blushes tons bronze vão ser muito usados, porque o verão pede uma pele bronzeada, os tons rosados não vão ser tão usados, eles ficaram para o inverno”, informa.

 

 

 

CUIDADOS COM A PELE
Nathália dá dicas de como preparar a pele para que ela seja maquiada. “A pele viçosa precisa ser bem hidratada. Primeiro, ela precisa de um tônico, ela precisa de limpeza, tem todo um ritual antes de fazer a maquiagem, que é uma diferença no resultado. Quando a pele não está limpa, o produto não realça. Tem que ter o procedimento, limpeza, tonificação e hidratação. Existem produtos no mercado 3 em 1, que é uma boa opção, e também ter um hidratante ideal para o seu tipo de pele”, orienta
De acordo com Nathália, é fundamental tirar toda a oleosidade da pele antes de se maquiar, principalmente para quem tem a pele oleosa. “É sempre bom a gente passar um tônico adstringente na pele e depois passar um hidratante livre de óleo. Geralmente, as peles são mais oleosas na zona T, que é testa, nariz e queixo”. Para ficar maquiada o dia todo, a maquiadora dá mais um dica. Conforme Nathália, o uso do pó compacto é importante para que a base fixe no rosto e dure por horas. “O pó compacto tem que ser passado, porque é ele que vai segurar a base. Como está muito quente, a base derrete no rosto e não dura. O ideal é passar o pó, mas nada muito carregado é mais para tampar as imperfeições. A melhor base para o verão é a versão BB cream, porque ela tem versões que fazem várias coisas para a sua pele”, indica.

 

 

PARA NÃO ERRAR
Mesmo depois de todas essas dicas, a maquiadora dá uma dica infalível para acertar na maquiagem do dia. “A mulher pode abusar da base BB cream, passa o pó compacto, nada muito carregado, para não dar o efeito de boneca porcelana, um batom nude, e nos olhos, máscara de cílios. Depois disso tudo, fazer também a correção das sobrancelhas. Uma sobrancelha bem corrigida dá outra vista no rosto da pessoa”, conta.
A maquiadora indica também quais os produtos que podem ser usados para corrigir as sobrancelhas na hora de fazer a maquiagem. De acordo com Nathália, a correção pode ser feita com lápis, sombra ou produtos em pasta. Hoje já existem produtos exclusivos no mercado para as sobrancelhas. “Alguns profissionais de sobrancelhas indicam apenas as sombras, porque o lápis pode ajudar a cair pelos das sobrancelhas. O ideal é uma sombra para as sobrancelhas”.
Já para a maquiagem da noite, Nathália diz que as mulheres podem abusar. “A noite pode fazer um olhão bem marcado com brilho, abusar do tom cobre, pode fazer um blush mais marcado, e um batom vermelho é ideal, mas o nude também vai ser muito usado na noite também. Hoje tudo é permitido, vai do bom senso da pessoa”, conclui.

 

 

 

CABELOS
Os cortes de cabelo também seguem uma tendência em cada estação, e para o verão deste ano, o estilo long bob, usado atualmente pela atriz Leticia Spiller. Segundo o cabeleireiro, Marcelo Marcondes, cortes mais leves, curtos e desconectados, que suavizam o rosto, são mais usados no verão. “O cabelo da Letícia Spiller está com tudo. Outro corte bacana, que está em alta, é o cabelo da Giovanna Antonelli, porque ele não é curto, e é um corte com bastante movimento, ele não altera tanto no cumprimento, é um pouco mais desfiado. Ele é um corte que tem que ser usado com escova e cachos para dar aquele efeito”, explica. 
Marcelo orienta que para uma mulher escolher um corte de cabelo, deve ser considerada a profissão dela, a personalidade e o estilo. “Deve ser levado em consideração também se a cliente é uma pessoa mais animada, ou mais conservada, a vida social dela. A personalidade da cliente influencia muito no corte de cabelo. É muito importante que o corte de cabelo tenha harmonia com o perfil do rosto da mulher, com o nariz, com a testa, com a sobrancelha”, detalha.

 

 

 

PROGRESSIVA
Muito usada nos últimos anos, as mulheres estão deixando a escova progressiva de lado. De acordo com Marcelo, outra tendência para este verão são os cabelos naturais, sem químicas. “Existe um momento de pessoas que estão querendo retirar a progressiva do cabelo, e estão assumindo o cacho. A nova tendência é assumir os cachos do cabelo”. Para quem quer assumir os cachos, mas não sabe como domá-los, o cabeleireiro apresenta várias opções. “Você pode usar os livings, os termoprotetores, que ajudam a manter o cabelo cacheado e bonito, ou a mulher pode optar por fazer a química somente na raiz, ou então trabalhar com escovas selantes para reduzir o volume do cabelo e não tirar o cacheado, que é tendência no verão”, orienta.

 

 

CUIDADOS
Para ter os cabelos saudáveis, é importante ter cuidados simples, mas que são fundamentais. Marcelo orienta sempre lavar os cabelos na água fria e hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana. “Atualmente, as mulheres não têm mais tempo de ficarem em salão cuidado de cabelo, mas é importante ter uma boa máscara em casa e hidratar o cabelo uma vez por semana. Tem bons produtos no mercado, com preços acessíveis. A mulher encontra uma boa máscara a R$ 50, enquanto uma hidratação no salão é R$ 35. A pessoa vai hidratar o cabelo em casa, e depois vai ao salão para fazer o básico”, aconselha.
Marcelo ressalta também, que não é recomendado deixar o cabelo hidratando no creme mais do que 20 minutos. O cabeleireiro afirma que as mulheres colocam o creme no cabelo e deixam o produto o dia inteiro nas madeixas, vão ter o efeito contrário de um cabelo hidratado. “O correto é deixar creme no cabelo de 15 a 20 minutos, porque senão o produto vai começar a fazer um efeito contrário. É um mito de que se você deixar o cabelo o dia inteiro no creme, ele estará hidratado. Passou de 15 a 20 minutos, o cabelo vai começar a ressecar”, garante.
Além de lavar na água fria e hidratar o cabelo, outro truque infalível é cortar o cabelo a cada três meses. O cabeleireiro garante que não é mito que cortar os cabelos trimestralmente os deixa mais saudáveis. “É importante cortar o cabelo a cada três meses, nem que se tire menos de um centímetro, mas é importante para dar força para o cabelo crescer. Quando o cabelo chega ao ponto de crescimento dele e a pessoa não corta, ela passa a ter uma queda de cabelo muito densa, e ela não entende o porquê de o cabelo estar caindo, mas é porque ele está fraco”, explica. O cabeleireiro conclui. “Tem como ter um cabelo de artista em casa. É só cuidar, usar boas máscaras, bons produtos e o auxílio de um profissional”.

 

Créditos: Pollyanna Martins

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.