sexta-feira, 24 de Junho de 2011 09:13h Andre Bernardes

Conheça os mitos sobre a alimentação vegetariana

Cada vez mais pessoas aderem a este tipo de alimentação

Tirar a carne da alimentação para ter uma boa saúde está se tornando algo cada vez mais comum. Algumas pessoas dizem não adotar a dieta, pois têm medo de prejudicar a saúde, mas o que os nutricionistas dizem é o contrário. Uma dieta verde pode livrar de problemas como hipertensão e infarto.


As pessoas escolhem a dieta vegetariana por diversos motivos, mas os principais são saúde ou religião. A operadora de telemarketing Alessandra Regina resolveu unir saúde e religião para abandonar a carne. Ela conta que ficou oito anos sem se alimentar de carne vermelha e está a sete meses sem consumir nenhum tipo de carne. “Eu faço um estudo que fala da matança dos bichos e nós não precisamos comer carne. Eu decidi parar em consideração aos bichos e a mim mesma. Minha saúde melhorou muito, o ânimo, não tem odores, pois não tem nada que apodrece, mais disposição,o humor melhora, pois a gente fica mais tranquila” contou Alessandra.
A nutricionista Kelli Nascimento diz a gordura animal é muito prejudicial ao nosso organismo e ajuda a aumentar o colesterol ruim, expõe a riscos de doenças cardiovasculares, derrame, infarto, entre outras. “A alimentação de um vegetariano é mais leve e de fácil digestão” reforçou.


Mas para quem pensa em começar uma alimentação vegetariana tem que tomar cuidado, pois a carne deve ser substituída por outro tipo de proteína. “A soja é de alto valor biológico, ou seja, tem todas as proteínas essenciais que precisamos todos os dias que nosso corpo não consegue produzir. A linhaça também é um excelente alimento nesse caso também. O peixe deve ser acrescentado também na alimentação para o aporte de proteínas, ferro chegar à normalidade” orientou Kelli.


Alessandra diz que tomou estes cuidados, mas que os comentários de algumas pessoas incomodam. “Tem pessoas que dizem que estou magra, amarela ou que é perigoso pegar alguma doença. Faço exames e eles comprovam que minha saúde está ótima” diz.


Kelli diz que existem alguns mitos sobre a alimentação vegetariana. “Existe o mito de que o indivíduo ficará anêmico, que não pode ficar sem a carne, mas não é verdade ele tem que saber substituir os alimentos, além do mais existem alguns alimentos já prontos feitos para vegetarianos como salsicha vegetariana, carne de soja, molho bolonhesa vegetariano todos a base de soja” disse.


A nutricionista conta que a alimentação vegetariana envolve alguns aspectos fora da alimentação como a religião, respeito à vida, respeito aos animais, muito mais que cortar a carne da alimentação.

 

 

O site Vida Vegan publicou algumas curiosidades sobre os vegetarianos. Conheça

 

- Existem várias vertentes dentro do vegetarianismo, dentre as quais o frugivarianismo (frutas e sementes), veganismo (tudo menos carne, leite, ovos e seus derivados) ovo-lacto-vegetarianismo (tudo menos carne e seus derivados).


- Um vegetariano sedentário tem mais resistência física do que um atleta onívoro, além de se recuperar cerca de 5 vezes mais rápido da fadiga do que um onívoro (Universidade de Yale).


¬- Vegetarianos criaram o "sojasco", espécie de churrasco sem carne.


- Existem nuggets, kibes, hamburgueres, pizzas, córdons e salsichas vegetarianas, feitos de soja, grão de bico, quínua, vegarela e tantos outros ingredientes.


- Uma vaca de corte libera diariamente na atmosfera a quantidade de gases poluentes equivalente a de 85 carros novos. (National Geographic)


- O gado torna infértil parte do solo em que pasta.


- Einstein, Victor Hugo, Shaw, Humboldt, Schweitzer, Thomas Edson, Platão, Aristóteles, Darwin, Plutarco, Gandhi, Buda, Léon Tolstói, Thoreau, Nietszche, Pitágoras, Da Vinci, Isaac Newton, Sócrates, Voltaire, van Gogh, Richard Wagner, Arthur Schopenhauer, Rousseau, Abraham Lincoln, e Émile Zola eram vegetarianos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.