terça-feira, 31 de Janeiro de 2012 18:52h Atualizado em 1 de Fevereiro de 2012 às 11:14h. Sarah Rodrigues

Conselho do Centenário prepara muitas atrações

Vários eventos estão sendo programados para acontecerem durante todo o ano

O Centenário de Divinópolis está chegando e muitas são as ações que serão realizadas em comemoraração aos 100 anos da cidade do Divino. Tanto o Conselho do Centenário como a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) trabalham ativamente para fazer a grande festa acontecer.
De acordo com o presidente do Conselho do Centenário, Rui Campos Tavares, dois grandes projetos estão sendo realizados.“O Conselho está se debruçando em cima de duas ações fundamentais, que é a questão da historiografia de Divinópolis e o documento chamado Divinópolis 100+20, que é um planejamento para 20 anos à frente, no sentido de antecipar o futuro da cidade. Anteciparemos em todas as áreas, relativas às atividades do governo, como meio ambiente, educação, saúde, transporte, trânsito enfim todas as pastas”.
Segundo Tavares cerca de 100 pessoas trabalham diretamente no Conselho do Centenário. “A historiografia é composta por duas partes, científica de coleta de dados a respeito das origens do município, e outra é a questão temática, nós elencamos 70 temas a respeito da realidade histórica como economia, educação, saúde, meio ambiente entre outros”, frisou.
O presidente do Conselho explica que os GTs (Grupos de Trabalho) serão constituídos para a elaboração do documento Divinópolis 100+20. “Teremos a obra histórica com três volumes, vai ser um box que deverá ser lançado no dia 22 de junho, junto com o documento 100+20”.

FESTIVIDADES
De acordo com o secretário de cultura Bernardo Rodrigues, 2012 será um ano muito cultural em Divinópolis. As ações para o Centenário se iniciam com o Carnaval e vão até o final do ano. Rodrigues frisa que as ações existentes serão intensificadas como a Rua do Rock que a partir de fevereiro volta, todo último sábado do mês. Na terceira sexta-feira de cada mês nas praças divinopolitanas serão realizadas serestas e todo último domingo pela manhã do mês no Gravatá será realizado o “Clássico Domingo” com música clássica gratuíta para a população.
O secretário explica que o cronograma será fechado na segunda quinzena de fevereiro, mas que as datas dos shows estão marcadas e muitas serão as atrações durante o período. Nos dias 01, 16, 23, 29 e 31 de junho Divinópolis receberá grandes artistas. “Teremos o show gratuito na Divinaexpo e outros grandes shows que se concentrarão no mês de junho”. Rodrigues salientou que outros shows regionais também serão realizados nos bairros. Sobre as atrações principais ele contou que será um show Sertanejo, um de MPB e um de Rock.
Segundo o secretário, as Orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais já estão confirmadas para tocarem na cidade, durante as comemorações do Centenário. O tradicional desfile da Primeiro de Junho também terá atrações diferenciadas.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.