sábado, 6 de Junho de 2015 05:44h Atualizado em 6 de Junho de 2015 às 05:50h. Mariana Gonçalves

Cresce a procura por viagens mais econômicas

Viajar é uma terapia com infinitos benefícios

Estudos científicos descobriram que viajar ou tirar férias regularmente é muito bom para sua saúde. No entanto, os recentes reajustes nos serviços e itens básicos de consumo da população têm pesado mais no bolso dos consumidores brasileiros, fazendo com que os apaixonados por turismo e também aquelas pessoas que procuram por um descanso ou lazer diferenciado busquem passeios alternativos e bem mais em conta para o financeiro. Daí se destaca o crescimento das viagens de excursão, ou seja, passeios feitos por um número grande de pessoas que ficam alojadas juntas em hotéis ou pousadas, com valores mais atrativos para o orçamento.
A equipe de reportagem conversou com alguns agentes de turismo de Divinópolis para saber mais sobre esse segmento de excursões. Márcio Havner conta que começou a atuar no mercado de turismo em 2010, promovendo pequenas viagens. “No decorrer dos anos, senti o quanto é gratificante fazer parte de momentos felizes de meus clientes e daí fui me especializando na área. Em 2013, com a união de profissionais com larga experiência em turismo, fundamos nossa agência aqui na cidade”, revela o agente de turismo.
A praticidade é para Márcio a maior vantagem quando se fala no por que optar por uma viagem de excursão. “Você não precisa se preocupar com nada: transporte, hospedagem, alimentação, passeios – dependendo do pacote selecionado, tudo está incluso. O guia e o grupo da excursão te acompanhará durante todos os dias da viagem, isso faz com que você acabe conversando e fazendo amizade com essas pessoas”, destaca.
De acordo com o agente de turismo, os destinos mais procurados são para Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Inclusive, estão sendo vendidos para o Dia dos Namorados – celebrado no dia 12 deste mês – pacotes para o local. Os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (37) 9135-5692, ou acessar o site www.havnerturismo.com.br.
A empresa de Márcio oferece ainda pacotes para Porto Seguro (BA), Caldas Novas (GO), Rio de Janeiro (capital), Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), Hopi Hari, em Vinhedo (SP), Aparecida do Norte (SP), entre outras localidades. As condições de pagamento são cartão, carnê e depósito bancário. Até cinco anos e 11 meses de idade a criança é considerada de colo, portanto não paga.
“Nosso diferencial é focado na qualidade, segurança e baixo custo para melhor atender nossos clientes. Valorizamos nossos passageiros oferecendo sempre uma viagem confortável e de qualidade”, destaca Márcio.

 

VIAJAR É PRECISO
A agente de viagens Maria Cleide Alves de Oliveira da Silva conta que começou a atuar no ramo em janeiro de 2008, influenciada pelos padrinhos e também por gostar de viagens e querer buscar sua independência. Tem bastante procura de viagens para o réveillon em Cabo Frio (RJ), Caldas Novas (GO) em férias de julho e romaria para Aparecida do Norte (SP). Sobre as vantagens de uma excursão, Cleide destaca principalmente o fato de se conhecer novas pessoas, e com isso fazer novas amizades.
“O meu diferencial é que busco conquistar a classe mais simples da região, na qual busca seu descanso e muitas vezes os valores de outros pacotes não atendem. Minhas condições são assim: reservas somente diante sinal (até porque muito não tem compromisso), o restante parcelamos até o mês que antecipa a viagem. Crianças a partir de seis anos já começam a pagar”, explica a agente de turismo.
Amanhã, Cleide irá levar um grupo para Belo Horizonte. O trajeto inclui a Feira Hippie, Zoológico e Parque Guanabara. As próximas viagens podem ser conferidas na página do Facebook da agente, por meio do facebook.com/mariacleide.alves.9, ou pelo telefone (37) 9929-5049.

 

EXTENSO MERCADO
Valéria Pedroso é da cidade de Carmo da Mata, mas seus pacotes de viagens atendem um bom público de Divinópolis. A agente de turismo atua no ramo das excursões há sete anos. Valéria também destaca como vantagem da excursão o fato de se fazer novas amizades.
Tem grande demanda por pacotes para Ilha Bela (SP), e Caldas Novas (GO), mas oferece diversos outros destinos. “Parcelo em cartões de créditos, boletos, cheques, ou em depósitos bancários. Criança até seis anos, se for levada no colo, não paga”, afirma Valéria.
Para o Dia dos Namorados, a agente oferece o passeio para Thermas dos Laranjais (SP). Os interessados podem acessar a página facebook.com/valeria.pedroso.9.

 

 

SETOR AQUECIDO
Alterações no câmbio, disponibilidade de sete feriados prolongados até novembro e visibilidade do patrimônio natural e cultural trazida ao público nacional pela Copa do Mundo 2014. Esses são, em resumo, os motivos da disposição de grande quantidade de brasileiros em viajar para destinos nacionais até outubro deste ano, segundo estudo do Ministério do Turismo (Mtur).
O levantamento aponta que nos próximos seis meses o setor de turismo deverá arrecadar quase R$ 18,7 bilhões. O estudo afirma ainda que aumentou a intenção do brasileiro de buscar por viagens domésticas.
Esse valor estimado para o período pelo estudo do MTur se baseia na expectativa de receitas com reservas de passagens e hotéis. Ao contrário do segmento do comércio, que reclama perdas com as lojas fechadas nos feriados longos, a agenda de feriadões em 2015 é motivo de comemoração pelas agências de viagens. O levantamento do Ministério foi feito durante o mês de março, quando a desvalorização do real elevou o valor do dólar a R$ 3,30. Segundo a pesquisa, quase 71% das pessoas se declararam dispostas a viajar nos próximos seis meses dentro do país – o maior índice para o mês de março dos últimos seis anos, desde 2009.
Mas o dólar alto é bom também para turistas estrangeiros, pois a moeda americana vale mais reais quando convertida à moeda nacional. E isso fez com que também trocassem seus destinos para viagens de lazer ao Brasil. Segundo o MTur, os destinos mais procurados por eles no Brasil são Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo e Búzios (RJ).


Crédito: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.