sexta-feira, 20 de Novembro de 2015 12:24h Atualizado em 20 de Novembro de 2015 às 12:26h.

CTA realiza atividades em várias regiões de Divinópolis

Técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) participaram de atividades em várias regiões da cidade

A programação conta com orientação, distribuição de preservativos e realização de testes rápidos de sífilis e AIDS.

No bairro Afonso Pena, por exemplo, foi realizado no Campo do Palmeiras orientação sobre DST/AIDS aos usuários do Programa Bolsa Família e, posteriormente, encaminhados ao serviço para realização de testagem. Nas Estratégia de Saúde da Família dos bairros Tietê e Vale do Sol também foram feitas a mesma abordagem com a finalidade de alertar todas as pessoas sobre o risco de contraírem as DST/AIDS e como se prevenir. Já os funcionários da Metalúrgica do Jano, no Centro Industrial participaram de uma palestra. As ações fazem parte da programação do “Novembro Azul”, que visam chamar a atenção para a saúde do homem e tem como foco principal a prevenção do câncer de próstata.

Ao longo do mês de novembro outras atividades serão realizadas e serão destinadas a funcionários de empresas de Divinópolis. No próximo dia 24 a Fitedi receberá os técnicos do CTA que farão palestra sobre DST/AIDS e divulgação do serviço a partir das 14h. Também 24 de novembro ação semelhante será realizada na faculdade Pitágoras a partir das 18h. Em 26 de novembro, o CTA estará às 19h no Centro de Saúde Ipiranga promovendo suas atividades de orientação, aconselhamento e testagem.

“A agenda de atividades ao longo de um ano é extensa e somada à orientação, distribuição de preservativos e realização de testes rápidos de sífilis, hepatites B/C e AIDS. Nos casos positivos, os usuários com testes reagentes são encaminhados para serem atendidos e acompanhados pela unidade de saúde de referência”, explica enfermeira e coordenadora do CTA, Francisca Vanizia de Macedo Gomes.

Paralelo as atividades, o Centro de Testagem e Aconselhamento finaliza sua programação visando a comemoração em 1º de dezembro, instituído como “Dia Mundial de luta Contra a AIDS”. Em breve esta programação será divulgada.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, sempre no horário comercial, na Av. Getúlio Vargas no nº 550/Centro - Divinópolis. O telefone de contato é o (037)3221-3735.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.