sexta-feira, 20 de Setembro de 2013 09:51h

Cultura fortalece parcerias com UFSJ

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, e o diretor da Escola de Música Maestro Ivan Silva, Paulo Ribeiro, estiveram esta semana na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para tratar de três parcerias: realização do Inverno Cultura

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, e o diretor da Escola de Música Maestro Ivan Silva, Paulo Ribeiro, estiveram esta semana na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para tratar de três parcerias: realização do Inverno Cultural para 2014, Orquestra Jovem e qualificação dos professores da Escola de Música.

O encontro em São João del-Rei começou a elaborar a programação do Festival de Inverno 2014. A pauta pôs em debate as possíveis atrações e exposições para o próximo ano. Em julho deste ano, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Smec) na produção, o 26º Inverno Cultural Universidade Federal de São João del-Rei foi realizado pela primeira vez em Divinópolis com oficinas, exposições, lançamentos de livros, seminários e espetáculos na Praça da Catedral.

Outro assunto debatido no encontro foi a continuação da atualização pedagógica dos professores da Escola de Música em parceria com a UFSJ. “O objetivo principal é a atualização dos professores no que há de mais recente em pesquisas na área pedagógica com enfoque músico/professor: além de tocar, é profissional que ensina”, disse Paulo, que confirmou o início dos módulos dos cursos programado ainda para este ano.  Desde 2012, professores da UFSJ promovem cursos na Escola de Música.

Com a parceria entre UFSJ e Escola de Música, o projeto Orquestra Jovem, que atenderá 74 alunos este ano, será beneficiada. As aulas acontecerão na escola de música, e os professores virão já da parceria com São João del-Rei.

Com apoio da Semc, a Orquestra Jovem foi criada em 2012 para ser ação estruturante e permanente de formação artística e cultural, oferecendo alternativa de aprimoramento pessoal, qualificação profissional e integração assistida à comunidade. O projeto é coordenado pelo Instituto Orquestra Jovem de Divinópolis.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.