quarta-feira, 13 de Julho de 2016 14:36h Atualizado em 13 de Julho de 2016 às 15:08h. UEMG

Curso de Jornalismo da UEMG Divinópolis promove exposição fotográfica

A fotografia tem caráter documental. Desta forma, é possível perceber a importância do fotojornalismo para dar ao fato a veracidade necessária, que é de interesse público

Pensando nisso, alunos do 1º período do curso de Jornalismo da UEMG Unidade Divinópolis, orientados pela professora Marina de Morais, coordenadora do curso, promovem a exposição Di(ver)cidade, produzida como conclusão, neste primeiro semestre, da disciplina Fotografia.

A professora falou sobre o processo de produção da exposição: “Os alunos tiveram a experiência de cobrir fatos e eventos pela primeira vez. Para isso, primeiramente, os alunos foram divididos entre editorias: Cidades, Esporte, Saúde e Bem-Estar e Cultura. Após, tivemos uma reunião de pauta. Eles, então, foram a campo cobrir as pautas e trouxeram as imagens. Juntos, selecionamos as melhores fotografias de cada aluno, editamos e montamos a exposição. Assim, eles participaram ativamente de todo o processo, desde o início, inclusive na escolha do nome”.

 



No texto de apresentação da exposição, a aluna Gabriele Álvares descreveu a experiência: “Fotografar vai muito além de um simples clique. Envolve sentimento, percepção e sensibilidade e transmite muito mais do que se imagina. Ao olhar uma fotografia, não se vê apenas algumas formas e cores. O significado e a história que cada detalhe carrega torna aquele pedacinho da realidade algo fantástico”.

 

Além de orientar a turma, a professora Marina de Morais coordenou e fez a curadoria da exposição. A produção ficou por conta do técnico do Laboratório de Fotografia da unidade, Fabrício Terrezza, e das alunas Camila Almeida e Giovanna Cabral.

A exposição pode ser conferida até o dia 29 de julho no segundo piso do Museu Histórico de Divinópolis, que se localiza na praça da Catedral, no Centro. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos domingos, das 9h às 13h.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.