quarta-feira, 23 de Dezembro de 2015 08:57h Atualizado em 23 de Dezembro de 2015 às 09:01h. Mariana Gonçalves

De “olho” na ceia natalina para não comprometer a saúde

Depois de se esforçar o ano inteiro para manter as medidas em dia, atacar a ceia de Natal como se fosse a última refeição da sua vida pode não ser uma boa ideia

As festas de fim de ano são repletas de comidas típicas, que se forem consumidas com consciência, não irão refletir em sua saúde.
Por incrível que possa parecer, é possível aproveitar as delícias natalinas sem ganhar alguns quilinhos indesejáveis.
De acordo com a nutricionista Jeannine Oliveira, alimentos do tipo cereais integrais: granola, aveia e quinoa são uma ótima pedida para integrar a ceia. A nutricionista recomenda também acrescentar biscoito integral tipo cookie ou pão de mel, geleia de frutas, mix de castanhas, suco orgânico, iogurte, café descafeinado, o chocolate amargo e o tradicional panetone de frutas.

 

CARNES

A ceia de Natal é recheada de carnes que não costumam fazer parte da alimentação diária, como peru, chester, tender, pernil e lombo. Para não enfiar o pé na jaca, fique atenta ao tamanho das porções e sempre retire a pele. “Recomendamos sempre uma proteína magra, portanto, as melhores opções são: Peru, Frango e Lombo. A forma de preparar influencia muito. Dê preferência aos assados, cozidos e grelhados. Podemos fazer alimentos de excelente sabor, basta criatividade. Agregar aos alimentos substâncias como: orégano, açafrão, salsa, cebola, alho, cebolinha, pimenta calabresa faz toda diferença sem causar danos à saúde”, explica Jeannine.

 

NÃO VALE CAIR EM TENTAÇÃO

Depois de tomar todos os cuidados durante a ceia, não vale escorregar na hora da sobremesa. Em vez de cair de boca nos doces cheios de açúcar e gordura, como tortas, pavês e sorvetes, invista nas frutas, como explica a nutricionista. “Sobremesas à base de frutas são bem interessantes, como por exemplo: banana assada com canela e mel; doce de pêssego; salada de frutas com granola; açaí com banana e aveia”, diz.

 

ÁLCOOL

Para quem sabe que vai exagerar nas refeições de fim de ano, o ideal é ficar longe das bebidas alcoólicas, pois elas jogam o valor total da ceia nas alturas. Uma latinha de cerveja tem 150 kcal e uma taça de vinho, 125 kcal.

 

ATRATIVO AOS OLHOS

Para decorar os pratos, utilize frutas firmes, com cores brilhantes, vermelho, amarelo, verde. Utilize também os ramos das ervas que estão sendo utilizadas para os temperos. Tomate-cereja, damascos, figos secos, frutas oleaginosas (nozes, castanha, amêndoa, avelã), em quantidade moderada, também são indicados.
Na mesa, além das frutas, artesanatos, pinhas, flores, velas e outros enfeites, seja criativa com a disposição dos talheres, pratos e guardanapos.
Neste fim de ano, faça uma ceia diferente, inove em algum item, seja no ingrediente, na preparação, decoração, enfim, encerre o ano com novos objetivos, metas e comece 2016 com força total para conquistá-los.

 

Créditos: Divulgação

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