quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2015 11:10h

Debate marca aula inaugural da Pós-Graduação em Fisiologia e Treinamento Desportivo

Evento realizado no último sábado (07/02) contou com a presença de renomados profissionais da área desportiva e discutiu a inovação nas atividades esportivas

A Faculdade Pitágoras de Divinópolis realizou, no último sábado (07/02), através do Núcleo de Pós-Graduação, uma mesa-redonda que debateu o tema “Treinamento e Fisiologia na era da Inovação”. Mais de 30 profissionais de saúde, principalmente educadores físicos, fisioterapeutas e fisiologistas, de toda a região Centro-oeste, participaram do evento, que marcou também a Aula Inaugural da Pós-Graduação em Fisiologia e Treinamento Desportivo, oferecido pela primeira vez pela instituição. As aulas começam logo depois do carnaval  e o curso já conta com enorme procura por profissionais da região. A Especialização em Fisiologia e Treinamento Desportivo possui 360 horas e as aulas serão ministradas aos sábados, de 08hs às 17hs. Além de salas amplas, estrutura multimídia e todo o conforto necessário, além de academia e laboratórios para aulas práticas,  o curso promove atividades práticas e várias oportunidades de trabalho em Divinópolis e em cidades da região em função da rede de contatos formada pelos próprios alunos e professores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (37) 2101.4808 ou 8422.5561.

Com este foco, dentro do corpo docente do curso, estão profissionais como o Prof. Reginaldo Gonçalves, doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG e professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Além dele, estão confirmados nomes importantes do cenário nacional, como o do Prof. Kelerson Mauro de Castro Pinto, Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais; a Dra. Márcia Alves de Magalhães, doutora em Fisiologia e Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Marcos Daniel Motta Drummond, que é doutorando em Ciências do Esporte (UFMG); o Dr. André Everton de Freitas, doutor em Ciências da Saúde, área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG; entre vários outros. A grade completa de docentes pode ser conferida, pessoalmente, no Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras.

Evento e tema aprovados pelos participantes

Abrindo as apresentações temáticas sobre Fisiologia e Treinamento Desportivo, o professor Wendel Bila, doutorando em Ciências da Saúde (UFSJ) apresentou seu estudo sobre “Composição Corporal e Obesidade: Realidade e Tendências”, quando apresentou um estudo que ele vem desenvolvendo junto a tese de doutorado. Entre os pontos abordados na palestra, o professor ressaltou a obesidade adulto e métodos inovadores de coleta de índice de massa corporal.
Abordando o tema “O efeito do Resfriamento no Desempenho Físico”, o professor Leonardo Gomes Martins Coelho (foto), mestre em Educação Física (UFMG) e doutorando em Ciências do Esporte (UFMG) trouxe para os presentes no evento uma pesquisa inovadora que ele vem desenvolvendo. “Em nossas pesquisas e coletas de dados, conseguimos perceber que há um ganho considerável de desempenho de atletas que fazem um resfriamento prévio”, aponta o professor.
Ainda no mesmo campo de desempenho esportivo, o professor João Ferreira Júnior, doutor em Ciências da Saúde (UnB/University of Oklahoma - USA) apresentou sua pesquisa “Efeito da crioterapia de corpo inteiro (-110 °C) no desempenho e na recuperação neuromuscular”. A pesquisa e os dados apresentados se basearam na percepção de que atletas e praticantes de atividade física têm utilizado diversas técnicas na tentativa de aumentar a performance ou acelerar a recuperação muscular. “Dentro de nossos estudos chegamos a conclusão de que a crioterapia de corpo inteiro parece ser uma técnica eficaz para acelerar a recuperação muscular” ressalta João Ferreira.
Encerrando a fase de apresentações técnicas o ciclista Victor Tabosa mostrou um pouco de sua trajetória profissional e de seu desenvolvimento, já que desde os 13 anos ele vem sendo acompanhado por profissionais. Entre as conquistas do atleta divinopolitano estão: Medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de MTB (2012); Campeão Iron Biker Brasil (2014); Campeão Brasil Ride Warm Up (2014); Campeão Taça Brasil (2012); Campeão Ranking Mineiro (2011/2012); Campeão GP Ravelli (2011); além de duas convocações para a seleção brasileira de MTB (2012/2014).

Inovação é a marca do curso

O Coordenador técnico do curso, professor Joselito Gonçalves, afirma que o foco do curso é capacitar ainda mais os profissionais ligados à educação física na região Centro-oeste com o que há de mais moderno e inovador nas áreas de fisiologia e de treinamento. “Temos como premissa levar para dentro de sala de aula, os melhores profissionais, que vão transmitir aos alunos, tudo o que há de mais moderno em termos de Fisiologia e Treinamento Desportivo. É uma oportunidade única de buscar esse conhecimento, principalmente sem a necessidade de ir até outros centros para tal finalidade”.

Para o professor Leonardo Rodrigues, coordenador do núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras Divinópolis, na região, o mercado vem se caracterizando pela sua grande concorrência, demonstrando, assim, a importância na continuidade dos estudos: “Possuir uma especialização hoje, é a certeza da aquisição de novos conhecimentos e a ampliação do leque de possibilidade de empregabilidade e ascensão no mercado de trabalho. Além disso, a troca de experiência e a ampliação do networking pessoal dentro de sala de aula é fantástico, o que possibilita ainda mais essa relação com vários profissionais do mercado, além dos professores que são as grandes referências no setor”.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.