terça-feira, 12 de Novembro de 2013 09:44h Atualizado em 12 de Novembro de 2013 às 12:50h.

DELEGADOS DE DIVINÓPOLIS APROVAM PROPOSTAS DURANTE A 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DA JUVENTUDE

Jovens de todo o estado estiveram em Araxá no último fim de semana para participarem da 3ª Conferência Estadual de Políticas para a Juventude. A conferência, promovida a cada dois anos, possui o objetivo de fortalecer a relação entre governo e sociedade p

Jovens de todo o estado estiveram em Araxá no último fim de semana para participarem da 3ª Conferência Estadual de Políticas para a Juventude. A conferência, promovida a cada dois anos, possui o objetivo de fortalecer a relação entre governo e sociedade para assegurar maior efetividade do jovem na formulação, execução e controle das políticas públicas, de forma a garantir o exercício da democracia por meio do diálogo.

No encontro, foram discutidos os temas cultura e conexão; diálogo com o governo; direito de se associar e mobilização social; educação; formação profissional, empreendedorismo e emprego; respeito às diferenças; segurança; sexualidade; vida saudável e políticas sobre drogas; e os objetivos do milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Quatro delegados de Divinópolis participaram do evento: o gestor da Casa dos Conselhos, Marcos Rodrigues, os representantes da Sociedade dos Surdos, Mirian Cristina do Amaral e Joel Luiz Vasconcelos e o representante da sociedade civil, Hamilton Beirigo. Eles apontaram e aprovaram propostas importantes nas áreas de educação, cultura e políticas sobre drogas. Entre as prioridades, está a criação de centros de tratamento e apoio para dependentes químicos e familiares, incluindo estratégias de reinserção, a partir de um diagnóstico quantitativo e qualitativo do uso e abuso de drogas e dos vazios assistenciais do estado; criação de Centros de Referência de Juventude com o intuito de incentivar, organizar e monitorar com profissionais especializados a prática de esportes nas mais diversas modalidades, incluindo o paradesporto, de acordo com a vocação esportiva da região.  “Conseguimos uma boa participação e temos um balanço extremamente positivo pois tivemos uma ampla discussão das propostas e  participação dos jovens no evento. A presença do governador Antonio Anastasia reforçou o compromisso de implementação das propostas aprovadas no encontro. Esperamos que dentro dos próximos dois anos elas sejam executadas, como ocorreu com as propostas apresentadas na última conferência  realizada em 2011” ressaltou o gestor da Casa dos Conselhos, Marcos Rodrigues.

Ainda segundo Marcos Rodrigues, no primeiro dia da conferência foi lançado o Observatório da Juventude. Trata-se de um site (www.observatorio.juventude.mg.gov.br) que reúne todas as 82 ações relacionadas à juventude desenvolvidas pelo Governo de Minas. “Convidamos a todos que visitem o site e divulguem nas redes sociais. É uma oportunidade de conhecermos e  acompanharmos as ações que são desenvolvidas no estado, além de lutarmos para que projetos estruturadores cheguem ao nosso município”completou o gestor.

Além dos cerca de 400 delegados eleitos nas conferências municipais, estiveram presentes à solenidade o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, o subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira e representantes de secretarias do Governo de Minas e dos conselhos estadual e nacional da Juventude.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.