quinta-feira, 16 de Junho de 2016 15:33h Prefeitura de Divinópolis

Dengue recua, mas Semusa mantém ações de combate e orientação

A Diretoria de Vigilância em Saúde divulgou nesta quinta-feira (16/06) o boletim de monitoramento da dengue em Divinópolis

De acordo com os últimos registros, o número de casos prováveis da doença na cidade é de 4.694. Já os confirmados correspondem a 3.006 registros.

O serviço de vigilância epidemiológica faz a tabulação desses dados e também da zika vírus. Até o momento foram notificados 69 casos. Destes, sete foram em gestantes. Onze amostras foram coletadas e encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias para análise, sem previsão de resultado ainda. No que se refere à febre chikungunya, foram 17 o número de casos notificados. Desses, três já descartados.

 

 

 

Mesmo com a redução no número de registro de dengue em Divinópolis, os trabalhos visando combater o mosquito Aedes aegypti não param. No balanço referente ao mês de maio foram vistoriados na cidade, pelos agentes de endemias, 38.609 imóveis.

Dezessete mil e setecentos quilos e materiais diversos – como sacolas plásticas e garrafas – que poderiam servir de criadouros para o desenvolvido do Aedes foram recolhidos. Foram recolhidos, ainda, 18.520 kg de pneus.

 

 

 

Além de combater a larva, foram realizados também o combate ao mosquito adulto com a utilização da bomba costal. Cinco mil, cento e sessenta e oito imóveis foram assistidos com este serviço. O trabalho dos agentes de endemias proporcionou, ainda, que 93 caixas d’água fossem vedadas.

No que se refere aos trabalhos de orientação promovidos pela equipe de Educação em Saúde da Semusa, sete palestras foram realizadas. Soma-se a isso, a realização de dez peças de teatros e duas apresentações de contação de história. Ações foram realizadas em várias regiões da cidade e reforçadas com a distribuição de panfletos.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.