quinta-feira, 25 de Maio de 2017 08:46h Hudson Lemos

Deputado Fábio Avelar comemora: SAMU será inaugurado em 6 de junho

Após solenidade em Divinópolis secretário de Estado da Saúde cumprirá agenda em Nova Serrana, a convite do deputado Fábio Avelar

O deputado Fábio Avelar comemora a definição da data de inauguração e início dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na região Oeste de Minas. Em entendimento entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), diretoria executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) e Superintendência de Cerimonial do Governo de Minas, a solenidade está marcada para o dia 6/6, às 10h30, em Divinópolis. Na parte da tarde, o secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, cumprirá agenda em Nova Serrana, a convite do deputado Fábio Avelar, entregando as ambulâncias do SAMU à base descentralizada instalada no município.

Durante solenidade de entregas de ambulâncias para os municípios mineiros, por parte do Governo de Minas, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, o deputado Fábio Avelar tratou de detalhes da inauguração, com o secretário, Sávio Souza Cruz. O parlamentar lembrou ao secretário que os serviços do SAMU são aguardados desde 2014, com grande expectativa pela população do oeste de Minas.

O deputado Fábio Avelar, ainda como vice-prefeito de Nova Serrana (2013/2014), teve sua participação na criação do CIS-URG, representando o município de Nova Serrana, em diversas reuniões na Cidade Administrativa, em BH. Como deputado estadual (2015/2018), Fábio Avelar tratou do assunto por diversas vezes, em audiência, com os secretários de Saúde do Estado. “A implantação do SAMU em nossa região teve a participação de diversas autoridades e lideranças. Tive o privilégio de me envolver desde o princípio, como vice-prefeito de Nova Serrana em 2014, e posteriormente como deputado estadual. Esta é uma conquista de todos nós, que salvará muitas vidas”, disse o parlamentar.

 

SAMU no oeste de Minas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) foi fundado em 2014, para implantar e gerenciar o serviço na região. A área de abrangência do SAMU compreende a 54 municípios, sendo que, as bases decentralizadas, onde ficarão sediadas as ambulâncias, estão localizadas em 23 cidades: Divinópolis, Pitangui, Arcos, Cláudio, Itapecerica, Luz, Campo Belo, Oliveira, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Formiga, Candeias, Carmópolis de Minas, Santo Antônio Monte, Santo Antônio do Amparo, Itaguara, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Martinho Campos, Pimenta e Lagoa da Prata. O atendimento previsto na região corresponde a uma população de 1.266.025 habitantes.

As bases descentralizadas são estruturas montadas nos municípios que vão sediar o SAMU. Elas garantem tempo de resposta com qualidade e racionalidade na utilização dos recursos do serviço. Há uma configuração mínima necessária em todas elas para conforto, alimentação e abrigo, das equipes e ambulâncias. Todas as bases já estão devidamente montadas e vistoriadas pela SES. Em Nova Serrana funcionará uma destas bases, no bairro São Marcos, em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA):  duas ambulâncias estarão disponíveis no município. Uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que serão tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. E também uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. Além de Nova Serrana, configurações como estas estarão disponíveis em Divinópolis, Luz, Campo Belo, Oliveira, Formiga e Itaúna.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.