sexta-feira, 3 de Junho de 2016 13:22h Atualizado em 3 de Junho de 2016 às 13:37h.

Desfile cívico reúne milhares de pessoas na Avenida 1º de Junho

Os 104 anos de Divinópolis foram comemorados por milhares de pessoas na Avenida que leva o dia o aniversário da cidade no nome, Primeiro de Junho

POR PLÍNIO CÉSAR

gazeta@gazetaoeste.com.br

 

 

Durante toda a manhã e parte da tarde, 47 agremiações do município e de cidades vizinhas passaram pelo local e homenagearam a cidade.

AUTORIDADES PRESENTES

Na esquina com a Rua Rio de Janeiro, estava o palanque com diversas autoridades públicas, entre elas o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), que fez um balanço, “uma cidade como Divinópolis nos apresenta grandes desafios, mas obtivemos muitas conquistas, como na infraestrutura, saúde, cultura e educação, e estamos prontos para fazer uma análise profunda de tudo isso. O que é importante na comemoração destes 104 anos é a festa com a avenida lotada e as pessoas admirando este belo desfile. Não existe em si uma cidade perfeita, mas sempre buscamos ser. Estamos avançando na infraestrutura, saúde, educação e em todas as áreas públicas. E vamos prestar contas disto, pois esse é o nosso dever. Nessa manhã de festa, que é a data máxima, a avenida está cheia, trazendo novidades como o tiro de guerra e o exercito, embelezando nosso desfile. Temos neste ano ainda, entregas e início de importantes obras”, completa. 

O vice-prefeito, Rodrigo Resende, destaca as obras realizadas e outras que serão entregues até o fim dessa gestão, “parabenizo nossa cidade, que é o carro chefe do Centro-Oeste de Minas, pelos seus 104 anos. Nestes três anos e meio como vice-prefeito e dois anos como superintendente da usina de projetos, acompanhamos de perto todas as obras que foram e estão sendo executadas no município. Vamos deixar nesse mandato praticamente concluído o novo hospital regional, além de uma nova sede para a Prefeitura, que economizará muito nos gastos com alugueis, e em setembro entregá-la-emos para o município.  A cidade encarecia de pavimentação, por isso estamos entregando asfaltos para a população, como na região central, na Rua Pains, Rua Alceu Amoroso, no bairro Bom Pastor, Rua Duarte no bairro Planalto, entre outros. São obras rápidas e com entrega imediata. Pretendemos deixar, além dos quatrocentos quarteirões já pavimentados, mais duzentos até o final deste mandato para a cidade”, destaca Rodrigo. Entre as autoridades reunidas no palanque montado na Rua Rio de Janeiro, a Polícia Militar teve entre seus representantes, o Tenente Coronel Geraldo da Silva Xavier Junior, que parabenizou o município, “nós parabenizamos Divinópolis por mais um aniversário, sendo uma das cidades mais prósperas do estado e serve de referência no estado. Houve uma evolução nos últimos anos, mas claro que desejamos ainda mais”. 

 

 

 

ENTIDADES DA CIDADE E REGIÃO

No desfile, mais de 4.000 pessoas e 40 entidades, entre fanfarras, projetos sociais, escolas estaduais e municipais, estiveram presentes. Entre alguns destaques, estavam presentes o Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros ‘Frei Leão Rodrigues’, Teatro Bíblico ‘Nova Jerusalém’, Doutores Palhaços, Associação Divinopolitana de Ciclismo, torcidas organizadas do Guarani de Divinópolis, a Rádio Minas AM/FM, comemorando no desfile seu aniversário de 70 anos.

As cidades da região também enviaram representantes para homenagear o município, Oliveira, Carmo da Mata e Itaúna enviaram fanfarras das escolas de suas cidades. De Carmo do Cajuru, esteve presente a Associação Musical Cajuruense e Pitangui também enviou representantes para o evento. Outro grande destaque foi o desfile de dois tanques do Exército Brasileiro que vieram da cidade de Três Corações/ MG e chamaram a atenção de todos os presentes.

 

 

 

FERROVIA

E além de Divinópolis, que fez 104 anos nesta quarta-feira (1), a rede ferroviária completa neste mês de junho seus 100 anos de atividade. No desfile, três carros utilizados para a manutenção dos trilhos desfilaram, além de representantes e funcionários da empresa que administra a rede. O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) comenta a data e faz uma analogia em relação às datas, “quando Divinópolis nasceu como cidade, a oficina ferroviária já estava sendo construída e isso mostra a ligação umbilical do município com a ferrovia. E isso não é só histórico ou apenas peça de museu, pois ela é um dos maiores empregadores de nossa economia, com mais de 1.300 pessoas trabalhando. Ela nada mais é do que a maior oficina ferroviária da América Latina. E essa grandiosidade histórica e econômica do presente que comemoramos esses 104 anos do município com uma cor diferente”, completa o prefeito.

A funcionária pública, Helena Maria dos Santos, de 62 anos, assistiu ao desfile e conta o que achou do evento e faz seus desejos para a cidade, “foi muito bom e bem organizado. Com relação à cidade, desejo que a violência diminua mais e que as pessoas tenham mais amor entre si”. Junto dela, estava sua mãe, que está com 100 anos, e afirma que, sempre que pode, ela assiste ou participa do desfile, “todo ano ela participa junto com a congada ou então como voluntária do Hospital São João de Deus, ela é a mais velha entre os colaboradores da instituição” completa Helena.

 

 

 

MANIFESTAÇÃO

Durante o desfile, um grupo de manifestantes esteve presente em frente ao palco montado na esquina com a Rua Rio de Janeiro, gritando palavras de ordem, com faixas e placas. O movimento foi organizado pelo Sindute, sindicatos sociais e partidos políticos de ideologia política esquerda do município. Ives José de Almeida é advogado e um dos organizadores da manifestação, ele explica qual o objetivo da manifestação, “fizemos uma organização no Sindute e nos sindicatos de um modo geral, com a intenção de fazer esse movimento contra o governo golpista do presidente Michel Temer. A Polícia tentou impedir que participássemos do desfile e entramos pelas vias laterais das calçadas para poder fazer essa manifestação”, completa.

Nossa reportagem foi abordada por uma pessoa, que não quis se identificar, reclamando que manifestantes teriam empurrado as pessoas que estavam assistindo ao desfile contra a grade que os separava da Avenida 1º de junho.

 

 

SOCIEDADE GOSTOU DO QUE VIU

Mas a alegria contagiou o desfile e aqueles que estavam assistindo, como o divinopolitano Denilson Rodrigues de Morais, que é fotógrafo, “achei muito bom, eu, que nasci aqui, sempre que posso assisto ao desfile. Quando pequeno, sempre vinha acompanhado de minha família e meus irmãos”, completa Denilson.  Muitas pessoas vieram de fora para prestigiar o evento e uma delas é a aposentada Antônia Aparecida da Silva, que veio de Pará de Minas, que se encantou com o que viu, “assisti do início até o fim, achei muito lindo e grandioso, me surpreendeu esse desfile dos 104 anos de Divinópolis. Estão todos de parabéns, além de muito bonito, tudo é bem organizado, eu estou maravilhada com tudo que vi”. Ela afirma que gostou da receptividade dos moradores e que pretende voltar mais vezes nos próximos anos. “Achei muito bonito as cidades coirmãs que vieram prestigiar Divinópolis nesta data. Realmente esta cidade merece, pois todos aqui são muito acolhedores. Esta cidade tem pessoas maravilhosas, que recebem bem seus turistas e visitantes, nada mais justo que vir homenagear e prestigiar a cidade no dia de seu aniversário. Pretendo retornar mais vez aqui”, completa Antônia.       

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.