terça-feira, 2 de Junho de 2015 10:33h

Desfile na 1º de Junho marca os 103 anos de Divinópolis

Os 103 anos de Divinópolis foram comemorados na manhã desta segunda-feira (01/06), com o desfile cívico-militar

Milhares de divinopolitanos compareceram a Avenida 1º de Junho para parabenizar a cidade e prestigiar as 32 entidades que desfilaram.  Carmo da Mata – Cidade Amiga, levou para a avenida história, tradição e sua riqueza econômica. No desfile também ficou marcado a distribuição de livros do projeto Livre, Leve e Solto e a entrega dos veículos aos contribuintes do “IPTU dá Prémios”.  
   
O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, destacou os 64 eventos das festividades e participação popular nas comemorações. Em entrevista aos veículos de comunicação, o prefeito destacou a variedade da programação de aniversário, que neste ano homenageou Carmo da Mata, Cidade Amiga 2015.      

“Temos uma programação extensa com 45 dias e 64 eventos na área de saúde, educação, segurança, obras públicas e estamos dividindo com a população. Divinópolis é uma cidade polo, uma das principais de Minas Gerais e do Brasil. É uma cidade desenvolvida, jovem que tem muito a oferecer ao Brasil e está no caminho certo para o desenvolvimento sustentável. A cada dia a dia se transforma em uma cidade melhor para se viver”, destacou o prefeito.

Para Vladimir Azevedo homenagear um município da região é estreitar os laços de fraternidade. “É uma alegria para Divinópolis receber Carmo da Mata como cidade amiga. Neste momento aproveitamos para estreitar os laços de fraternidade, que é uma das nossas marcas, e ao mesmo tempo fazermos um intercâmbio cultural”, disse.

O Prefeito de Carmo da Mata, Almir Resende, conta que a cidade participou com 560 integrantes.
“É uma honra para Carmo do Mata ser lembrada por Divinópolis. A cidade ficou muita envolvida e viemos com mais de 500 pessoas para desfilar na cidade”, comentou o prefeito.

O vice-prefeito de Divinópolis, Rodrigo Resende, ressaltou a importância da cidade no cenário nacional. “É uma cidade de destaque no cenário mineiro e nacional e ainda jovem aos 103 anos. Estamos juntos construindo uma cidade melhor para se viver com várias obras e ações”, comentou.

O deputado estadual, Fabiano Tolentino, falou sobre o poder econômico da cidade aos 103 anos.
“É uma cidade com forte vocação ao trabalho no setor de serviços, confecção, comércio e parabenizo todos os trabalhadores que movem essa cidade”, disse.

O deputado federal, Domingos Sávio, destacou a gratidão por Divinópolis.
“Em primeiro lugar é um sentimento de gratidão por Divinópolis essa cidade maravilhosa, que acolhe a todos como seus filhos. Eu tenho um amor incondicional a Divinópolis. Já são 30 anos de trajetória pública”, comemorou Domingos, anunciando R$ 1 milhão para equipar as unidades saúde de Divinópolis.

O deputado federal, Jaime Martins, enfatizou o progresso, crescimento e desenvolvimento do município.
“É um sentimento de alegria poder comemorar mais uma vez aqui na avenida esses 103 anos. Divinópolis se encontrando aqui, todas as entidades, todas as forças do município participando com o povo. São 103 anos de progresso, crescimento e desenvolvimento. É sempre muito bom estar aqui nesse local onde passaram tantas pessoas que ajudaram a construir nossa cidade”, finaliza o Deputado.

Desfile

A Cidade Amiga começou relembrando sua história destacando os primeiros habitantes, que foi os índios Cataguases. Apresentou carros antigos do acervo do Museu Histórico, que ainda será inaugurado nos próximos meses. A padroeira Nossa Senhora do Carmo também esteve presente, além de carros de bois, reinado e fanfarras marcaram presente no desfile. Também desfilaram representantes da agricultura um dos pontos forte da economia da cidade e o artesanato. O jornalista e responsável pelo cerimonial da Prefeitura de Divinópolis, Augusto Fidelis, recebeu homenagem de Carmo da Mata. Fidelis é carmense e idealizador do projeto “Cidade Amiga”, que está na sua 10ª edição.

Outro ponto de destaque do desfile foi o projeto Livre, Leve e Solto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Foram distribuídos 500 livros com o compromisso dos leitores lerem e depois repassem para outros interessados. O projeto já distribui 1,2 mil livros para incentiva a leitura.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou seus trabalhos como Centro Especializado em Assistência Social (CRAS), Casa de Apoio, Centro de Convivência Salviano Avelar e Serviço de Atendimento ao Migrante.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desfilou a Vigilância em Saúde, Regulamentação em Saúde e Diretoria Mental.

Já a Secretaria Municipal de Esportes apresentou seus projetos como as escolinhas de futebol em atendem vários pontos da cidade. Além de mostrar o incentivo ao esporte amador com a organização da Copa Rural.

O “IPTU dá Prêmios” entregou dois carros zeros para os contribuintes que pagaram o tributo em dia. Foram sorteados 10 veículos, 8 motos e dois automóveis, dois deles desfilaram na 1ª de Junho e foram entregues para os ganhadores Antônio de Pádua e Maria Lucimar.

Show

Em comemoração aos 103 anos de emancipação politico-administrativa de Divinópolis, a Divinaexpo terá portões abertos para os divinopolitano nesta sexta-feira (01/06). A Prefeitura mantém a tradição de, no aniversário da cidade, oferecer esse presente aos cidadãos, justamente na maior festa da região.Uma das duplas mais conhecidas do cenário nacional, Christian e Ralf, donos de clássicos da música nacional e com uma legião de fãs por todo o país, se apresentam às 20 horas.A população pode colaborar com instituições de caridade, levando dois quilos de alimento não perecível.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.