terça-feira, 15 de Setembro de 2015 09:58h Atualizado em 15 de Setembro de 2015 às 10:03h. Lorena Silva

“Dia D” de vacinação contra o HPV ocorre amanhã em Divinópolis

Unidades de saúde prepararam diversas atividades voltadas ao público alvo

Está marcado para ocorrer amanhã em Divinópolis o “Dia D” da segunda etapa da campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) – subtipos 6, 11, 16 e 18. Diferente das anteriores, a campanha vai ocorrer exclusivamente nas unidades de saúde do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a previsão é de que mais de 4,7 mil adolescentes de 9 a 11 anos sejam vacinadas.
Ao todo, 34 salas das unidades, tanto no município quanto na zona rural, farão a vacinação das adolescentes. Segundo o setor de Imunização da Diretoria de Vigilância Sanitária da Semusa, a mudança dos locais onde serão oferecidas as vacinas é uma estratégia para promover ações que estimulem a adolescente a cuidar de sua saúde, também atendendo à necessidade de registrar a vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI Desktop).
Para receber as adolescentes para o “Dia D” de vacinação, as unidades de saúde de Divinópolis prepararam diversas atividades. No ESF Santa Lúcia –que fica localizado na região Sudeste da cidade – por exemplo, das 7h30 às 10h40 e das 13h às 16h a unidade de saúde receberá as adolescentes com várias ações. Além da vacina contra a HPV, terá massagem corporal, corte de cabelo, escova, orientações e consultas médicas (agendadas previamente).
Outra unidade de saúde que também organizou uma agenda especial para a data foi a ESF Nilda Barros, que está localizada na região Sudoeste. Nesta unidade, a iniciativa está sendo apelidada de “Setembro Rosa Teen”. De acordo com a gerência do local, todas as adolescentes passarão por uma consulta e terão à disposição a oficina “Conhecendo o corpo”, com orientações sobre alimentação e estímulo à atividade física. As adolescentes que estudam de manhã serão atendidas à tarde e as que estudam à tarde serão atendidas pela manhã.

 

VACINAÇÃO

Durante a segunda etapa de vacinação e neste “Dia D”, os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua casa e levar a caderneta de vacinas da adolescente que esteja dentro da faixa etária proposta na campanha.

Este ano, além das adolescentes, foram incluídas também como público alvo da vacinação contra HPV mulheres de 9 a 26 anos (26 anos, 11 meses e 29 dias) que convivem com o vírus HIV. Para receber a vacina, esse público deve comparecer ao serviço de saúde e apresentar relatório médico com justificativa para a vacinação, juntamente com a caderneta de vacinas.

 

 

PREVENÇÃO

O vírus HPV é transmitido principalmente por via sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem no mundo devido ao câncer de colo de útero. A vacina Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente, foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação, em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade.

 

 

Créditos: Comunicação PMD

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.