sexta-feira, 21 de Setembro de 2012 15:19h Daniel Michelini

Dia das Crianças começa a movimentar o comércio

À medida em que se aproxima a Semana das Crianças (comemorada em Outubro), o mercado infantil cresce gradativamente. Vendas nas áreas de vestuário e brinquedos são as mais procuradas pelos pais e pelas próprias crianças que procuram escolher seus presentes.

 

Pesquisa do Ibope Inteligência revelou que o consumo no segmento de calçados e roupas infantis deve atingir R$ 24,1 bilhões este ano, crescimento de 15% em relação ao ano passado.

 

Segundo o Sindicato da Indústria do Vestuário de Minas Gerais (Sindvest-MG), o segmento infantil abocanhou perto de 12% do faturamento do setor no ano passado, que foi de R$ 1,8 bilhão.

 

Hoje, com a grande “febre” de produtos como celulares e computadores, estes elementos acabam sendo também um dos mais procurados em lojas convencionais. E no estilo do presente não varia de uma idade para outra. Segundo o vendedor Carlos Rosa, a venda de telefones celulares é feita para crianças de variadas idades: “No ano passado, umas dez mães compraram celulares como presente para seus filhos. Em um caso, a criança tinha apenas sete anos de idade. Telefone está virando artigo quase que obrigatório, me parece”, disse Carlos.

 

Entre os principais produtos estão brinquedos tradicionais e eletrônicos, jogos. Os eletrônicos, principalmente os games, tendem a aumentar o valor das compras e, consequentemente, o faturamento do setor.

 

De acordo com o economista da área de comércio Marcelo Januário, o Dia das Crianças disputa com o Dia dos Pais a terceira posição melhor data para o setor. “Depende da sazonalidade”, destaca. Este ano pode ser positivo para o setor por conta dos estímulos que o governo tem dado em outros segmentos, o que acaba liberando maior renda para os presentes.

 

Januário ressalta ainda que a data é importante em termos de faturamento, mas ainda há uma concentração muito grande em apenas dois segmentos: vestuários e brinquedos. O economista destacou que há tanto os brinquedos mais tradicionais quanto os educativos e lúdicos, além dos eletrônicos.

 

Em 2011, as vendas do comércio aumentaram em todo o país com a proximidade do Dia das Crianças. Segundo apuração do Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, no fim de semana de 05 a 07 de outubro daquele ano, houve um crescimento de 5,2% na atividade econômica do comércio, quando comparada ao período de 06 a 08 de outubro do ano anterior.

 

Horários de funcionamento

 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas Divinópolis (CDL) divulgou os horários de funcionamento do comércio divinopolitano durante o período do feriado.

 


Nos dias 10 e 11 de outubro (quarta e quinta-feira), as lojas poderão ficar abertas até às 20h.

 

No dia 12 não abrirão, devido ao feriado.

 

Já no dia 13 (sábado), o funcionamento será normal.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.