sexta-feira, 11 de Outubro de 2013 05:29h Mariana Gonçalves

Dia das crianças é comemorado na Adefom

Brincadeiras ao som de músicas infantis e o cheiro delicioso de pipoca no ar, esse foi o cenário da festa em homenagem ao Dia das Crianças oferecido pela Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom).

Brincadeiras ao som de músicas infantis e o cheiro delicioso de pipoca no ar, esse foi o cenário da festa em homenagem ao Dia das Crianças oferecido pela Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom).
Participaram do evento a equipe da instituição, os Doutores Palhaços de Divinópolis, as crianças atendidas na Adefom, acompanhadas por familiares, além do cover do cantor Michael Jackson.
Para o presidente da Adefom, Reginaldo Couto, em primeiro lugar está o agradecimento aos parceiros da instituição. “Sem eles as nossas ações não seriam realizadas, por isso merecem todo o nosso agradecimento”, diz.
Conforme Couto, a festa além de homenagear as crianças teve o objetivo de mostrar às pessoas o quanto é bom voltar à infância, cuidar e defender os direitos desses pequenos cidadãos.
O presidente da instituição conta: “hoje a Adefom, antes de tudo, é uma entidade de defesa de direitos, sendo assim além das crianças que nós atendemos aqui na sede há outras pelas quais também lutamos. Realizamos um trabalhando com aproximadamente 100 crianças aqui dentro da associação, mas buscamos também outros trabalhos em conjunto com o município para atender as crianças fora da instituição”, completa Reginaldo.
A equipe de reportagem acompanhou a festa e aproveitou para conversar com as mães. A manicura Érica Cristina Alves, disse que a festa se trata de um evento muito especial e importante, pois reforça ainda mais o amor e carinho no qual a equipe da Adefom tem com seus associados. Sem contar que “voltamos a ser criança também, porque nos divertimos com os palhaços e as brincadeiras, é muito bom”, afirma.
Já Cleuza Batista de Castro, conta que a filha adora as ações realizadas na instituição. “É muito bom para as nossas crianças, principalmente porque quando se é pequeno tudo vira realmente uma festa. Estou muito feliz, por saber que existem outras pessoas que fazem algo pelas nossas crianças”, finaliza.

CURIOSIDADES
No Brasil o Dia das Crianças foi idealizado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Os parlamentares aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia das Crianças pelo então presidente Arthur Bernardes.
Porém a prática de comprar presentes aos pequenos não veio por meio do deputado, e sim por uma campanha de marketing. Em 1960, a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas na data então escolhida para o dia das crianças.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para também aumentar as vendas. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes da do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração é no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.