sexta-feira, 28 de Agosto de 2015 10:49h

Dia do Voluntariado é celebrado em Divinópolis

Dia V será comemorado hoje na Escola Municipal Darci Ribeiro

O Dia do Voluntariado será comemorado hoje, na Escola Municipal Darci Ribeiro, no bairro Niterói, em Divinópolis. Os colaboradores da Gerdau irão se mobilizar para realizar serviços de manutenção e organização da instituição. As atividades para celebrar o Dia V serão das 7h às 15h. Entre os trabalhos, estão serviços elétricos e de pintura, que serão executados por 30 voluntários.  Mais de 200 alunos, com idade entre três e nove anos serão beneficiados com a ação.
A data é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que este ano vai celebrar o Dia V no dia 30 de agosto, domingo. O Dia do Voluntariado é promovido desde 2001 e a cada ano reúne mais pessoas, ONGs, governo e sociedade em todo o Brasil. A diretora da escola, Edircilene Guerra Araújo, conta que os professores já estão organizando o espaço para receber as melhorias, e que os alunos também estão ansiosos para saber o será realizado na instituição. “Essa parceria nos auxilia muito. É como se estivéssemos nos preparando para receber uma nova casa. Mas não revelamos todos os detalhes, vamos deixar que eles [alunos] se surpreendam quando chegarem para a aula, na segunda-feira”.
Na primeira edição, pouco mais de 11 mil voluntários participaram das atividades, em 44 cidades. Aos poucos, o movimento foi ganhando força e se espalhando por outros estados e até outros países. Em 2009, mais de meio milhão de pessoas já haviam participado. Este ano, quando a ação completa 15 anos, a expectativa é reunir um número ainda maior de voluntários.
A programação do Dia D faz parte do Programa 5S nas Escolas, em que os voluntários levam os conceitos da metodologia  – sensos de limpeza, utilização ordenação, saúde e autodisciplina – a alunos, educadores e funcionários de instituições de ensino da região. O programa contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, redução de despesas e melhorias nas condições de segurança. Ações como essa são direcionadas pelo Instituto Gerdau e fazem parte do programa Dia D na Escola.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.