terça-feira, 1 de Março de 2011 00:00h

Dia Municipal da Criança Cardíaca e Portadora de Doenças raras é comemorado

Sarah Rodrigues

Ontem (28), foi o comemorado o Dia Municipal da Criança Cardíaca e Portadora de Doenças Raras.

Para marcar a primeira vez em que se comemora esta data no município a Coração de Criança, associação de amparo a crianças cardíacas ou com doenças raras e idosos com AVC, promoveu das 11h da manhã às 16h da tarde uma manifestação nos semáforos das ruas Primeiro de Junho com Goiás e também Pernambuco, para conscientização da população sobre a importância de apoiar os pacientes.

Segundo a presidente da associação, Lucília Lima, a intenção do manifesto é conscientizar a população sobre a importância de apoiar os pacientes. “Hoje é comemorado o Dia Municipal da Criança Cardíaca ou Portadora de Doenças raras e a CorAÇÃO de Criança faz esta manifestação com o intuito de conscientizar a população e até de chamar a atenção para mostrar a necessidade que estas crianças têm do nosso apoio.Nós esperamos de fato atingir esse objetivo”.

A lei que instituiu o Dia Municipal da Criança Cardíaca e Portadora de Doenças raras foi sancionada em Setembro de 2010, desde então todo último dia de Fevereiro é destinado a essa finalidade.

Este ano foi o primeiro em que se comemorou a data. “Este é o primeiro ano da comemoração do Dia da Criança Cardíaca ou Portadora de Doenças Raras.

E o nosso objetivo principal é mostrar para todas as pessoas que essas crianças existem, que essas doenças existem e que se não há solução, pelo menos que a gente consiga ajudar estas crianças a lidar com essa situação e ter um tratamento mais digno, com mais solidariedade e menos sofrimento”, ressaltou a presidente.

Sobre a aceitação do pessoal em relação a parar e observar a manifestação e ainda colaborar com a associação Lucília explica que todos foram atenciosos. “Graças a Deus a aceitação do pessoal que passa pelas ruas e no sinal tem sido boa, e a gente acredita que nosso objetivo será cumprido sim, de conscientizar essa população, nós estamos distribuindo em torno de sete mil panfletos”.

Duas equipes distribuíram material com informações sobre a Associação e o dia comemorado, além de abrirem faixas quando o sinal fechava, nos cruzamentos da Primeiro de Junho com Goiás e a outra na Primeiro de Junho com Pernambuco.


A presidente enfatizou a escolha dos pontos. “Os sinais foram escolhidos, por serem pontos estratégicos. Aqui a gente consegue conscientizar e atingir o nosso público que seriam os motoristas, mas também, os pedestres”, conta.

IMPORTÂNCIA

Lucília ainda relata a importância de se ter um dia específico para as crianças cardíacas e com doenças raras. “É importante ter um dia como esse, para que a gente consiga realmente conscientizar a população da necessidade que estas crianças têm de ajuda.

E justamente com essa lei sendo aprovada, como foi no dia dois de setembro do ano passado, a gente consiga junto ao município e ao Estado, verbas para termos condições de amparar estas pessoas melhor ainda”, esclarece.

PASSEIO

Depois da manifestação os pacientes da CorAÇÃO de Crianças foram levados em um passeio pela cidade.

DOAÇÃO

A Associação Coração de Criança atende aproximadamente 42 crianças com problemas cardíacos ou doenças raras. Para doar basta ligar para (37) 3213-2008, ou depositar na conta da associação: Caixa Econômica 1324-1- agencia 0113, conta corrente. A CorAÇÃO de Criança fica na Rua Ceará, 41.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.