quinta-feira, 14 de Novembro de 2013 11:31h

Diabetes e ‘Novembro Azul’ têm programação especial

A Prefeitura de Divinópolis, através da Unidade de Saúde do bairro Nações, promoverá durante todo o mês de novembro ações para lembrar o Dia Mundial de Combate a Diabetes e Câncer de Próstata. Neste período, uma série de atividades será realizada nesta un

A Prefeitura de Divinópolis, através da Unidade de Saúde do bairro Nações, promoverá durante todo o mês de novembro ações para lembrar o Dia Mundial de Combate a Diabetes e Câncer de Próstata. Neste período, uma série de atividades será realizada nesta unidade de saúde com o objetivo de alertar a população para o impacto da doença e promover o diagnóstico precoce, além de orientar sobre a prevenção e tratamento. As ações serão oferecidas gratuitamente à comunidade.

Para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, além da atenção ao Novembro Azul (Prevenção do Câncer de Próstata) será realizado, nesta quinta-feira (14/11) de 8h às 16h, o “Dia D” de Combate a Diabetes e com ações dedicadas à saúde do Homem.

Este evento é idealizado pela unidade de Saúde do Nações, Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) Santa Rosa e Programa Saúde da Família  (PSF) do bairro Sagrada Família. Durante a ação a Vigilância Epidemiológica passará orientações de prevenção à Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acccom) estará presente com o consultório itinerante. Na oportunidade será abordado sobre sintomas, prevenção e a importância de fazer os testes que diagnosticam o câncer de próstata, além de oferecer medição de pressão arterial, teste de glicemia, pesagem e medida de altura. Profissionais do Serviço de Assistência Especializado (SAE) também se integram nesta ação aplicando testes-rápidos de HIV, sífilis e de hepatite B e C.

No Centro de Saúde Nações também serão realizadas neste mês de novembro palestras com o objetivo de conscientizar a população a ter hábitos saudáveis. Nesta quarta-feira (13/11) às 18h a nutricionista, Chiara Nogueira de Lima, irá tratar sobre Dieta para Diabéticos. Na quinta-feira (14/11) às 18h após o encerramento do “Dia D”, será ministrado pelo professor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Daniel Cortez uma palestra sobre Cuidados com os pés diabéticos.

Na próxima terá-feira (19/11) no mesmo horário, Rosana Alves, apoio técnico de hipertensão e diabetes da Secretaria de Saúde irá palestrar sobre o Centro Viva Vida. Na quarta-feira (2011) cuidados com a diabetes estará em pauta. O palestrante é o clínico geral, Bernardo Figueiredo. A enfermeira, Elina Rosa Coelho irá ministrar no dia 21/11 (quinta-feira) sobre “Diabéticos Descompensados”. A programação encerra no dia 22/11 (sexta-feira) com a Odontologa, Jéssica Moura que irá palestrar sobre Cuidados Bucais.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.