quarta-feira, 22 de Abril de 2015 10:58h Atualizado em 22 de Abril de 2015 às 11:04h. Mariana Gonçalves

Diocese divulga número de assinaturas pela Reforma Política

A Diocese de Divinópolis divulgou um balanço parcial, do Conselho Diocesano de Leigos, referente às assinaturas do Projeto de Lei que pede a Reforma Política no Brasil

Desde setembro de 2014 a Diocese se mobiliza para fazer a coleta de assinaturas. Até o momento foi coletado um total de 17.577 assinaturas, vindas das 25 cidades que integram a Diocese de Divinópolis.
O prazo para o término da coleta de assinaturas é até o fim deste mês. Quem ainda não assinou e deseja participar desse movimento pode se dirigir a qualquer paróquia da cidade.
O movimento está ocorrendo em várias regiões do país e tem como apoiadoras diversas entidades e órgãos representativos. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) têm coordenado a ação pelas cidades brasileiras.

ENTENDA
Uma reforma no país que mude a forma de se fazer e pensar a política. É com esse objetivo principal que, desde o ano passado, 95 entidades de todo o país se uniram para que o Congresso Nacional aprove um projeto de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político Brasileiro.
A Reforma Política é o primeiro passo de um movimento social imprescindível para se iniciar um processo de melhora real e verdadeira na qualidade da política brasileira. Dentre as principais mudanças que estão sendo propostas pela reforma está a proibição de doações de recursos financeiros de empresas para financiar campanhas eleitorais, a mudança no sistema de votação, a equiparação entre o número de homens e mulheres no meio político e a regulamentação do artigo 14 da Constituição de 1988, que dispõe sobre os instrumentos de participação popular.
A Iniciativa Popular para a reforma do sistema político é um mecanismo de democracia direta previsto na Constituição Brasileira. Para que o projeto de lei dê entrada no Congresso Nacional é preciso que seja coletado 1% de assinaturas de eleitores de todo Brasil, o que atualmente representa cerca de 1,5 milhão de assinaturas.

 

Crédito: Lorena Silva

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.