quarta-feira, 3 de Junho de 2015 10:46h Atualizado em 3 de Junho de 2015 às 11:07h. Mariana Gonçalves

Divinaexpo 2015 bate recorde de público no Parque de Exposições

Os 45 anos da Divinaexpo entraram para a história não somente da festa, mas também da cidade

O evento deste ano bateu recorde de público – segundo anunciado pela organização, foi registrado o número de 50 mil pessoas na noite de sábado (30) no Parque de Exposições. Para o presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira, a festa teve repercussão nacional e isso fez subir o conceito da Divinaexpo no que se refere aos grandes eventos desse porte no país.

“Tivemos uma grade de shows que agradou muito o público, a casa esteve cheia durante todos os dias. O rodeio da Professional Bull Riders (PBR) [estava] com um nível alto de competidores. Tanto é que o primeiro colocado no ranking mundial, que é o João Ricardo, não conseguiu ganhar em Divinópolis, ele foi superado, aí você vê o tanto que o nosso rodeio está profissional. O rodeio em cavalos também estava em um nível muito bom. O campeão aqui de Divinópolis vai para Barretos, então tivemos muitas coisas boas”, afirma.

Irajá destacou ainda a forte presença das famílias no rodeio. “Contamos com o Parque do Peãozinho, voltado para as crianças. Recebemos um número grande de crianças, talvez a Divinaexpo seja a festa que tem mais crianças no Brasil. E sempre falo que um dos pilares que fez a festa ser o que é hoje são as crianças, inclusive uma das Princesas do rodeio esse ano já foi Rainha Mirim. Evento nenhum se não tiver as famílias não sobrevive. No dia 1° de junho tivemos mais de 30 mil pessoas circulando durante todo o dia aqui no Parque”, destaca o presidente.

A festa possui ainda um importante papel, o da filantropia. “A Queima do Alho foi um sucesso, vamos doar uma quantidade significativa de dinheiro para a Apae e Instituto Helena Antipoff, Hospital do Câncer e Adefom. O Desafio do Bem também foi muito bom e os alimentos arrecadados na noite de segunda-feira serão destinados à entidades carentes da cidade cadastradas no sistema da Prefeitura”, completa Irajá.

RESULTADOS

O grande campeão da montaria em touros Monster Energy PBR deste ano na Divinaexpo foi o competidor Fábio Eleutereo. Márcio Roberto levou o título de campeão da montaria estilo cutiano. A campeã da prova dos Três Tambores foi Flavia Abreu.  O campeão do Laço em Bezerro foi Zenilton dos Santos, e o campeão mirim do laço em bezerro foi Túlio Henrique.

Paulo Henrique S. Pinto é tricampeão do Bulldog. O tropeiro Gabriel Gangrele conquistou duas fivelas de campeão da Divinaexpo – uma foi a de melhor tropa do evento e a outra foi pela sua égua, Prosa Caipira, considerada o melhor animal do cutiano.

ESTRUTURA

Algumas mudanças na estrutura física do evento deram o que falar, como no caso da retirada de uma grande parte de arquibancadas ao redor da arena. No entanto, o presidente do Sindicato Rural explicou que essa ação foi uma recomendação do Corpo de Bombeiros. “Devido a uma normativa, a passagem de pessoas por baixo da arquibancada está proibida, por questões de segurança. Então atendemos à norma, perdemos alguns acentos, mas ganhamos na questão da visibilidade. Quem estava na praça de alimentação conseguiu ver o show, e também a arena pôde comportar um número maior de pessoas”, pontua.

A voz oficial da arena de Barretos, o locutor Cuiabano Lima, esteve este ano pela primeira vez na Divinaexpo e conversou com nossa equipe de reportagem. “Para mim, é um privilégio poder narrar os grandes rodeios do Brasil, e pela primeira vez, estar na Divinaexpo a convite do Irajá e do Pablo. Além de fazer a apresentação do rodeio em si, apresentei aqui os meus shows, como eu faço em Barretos. Fico muito feliz, minha mãe é mineira, e estar nesse Estado é emocionante. O povo daqui reconhece o que é rodeio, as pessoas são animadas e para mim a Divinaexpo não é só a maior de Minas Gerais não, para mim é a maior do Brasil. Barretos não concorre com ninguém, mas em minha opinião, tirando Barretos, a Divinaexpo é o maior rodeio que eu já narrei no país. O Sindicato Rural, os patrocinadores, a mídia, [todos] estão de parabéns”, salienta.

Cuiabano falou também sobre o profissionalismo dos peões brasileiros. “O curral nosso de touros é muito bom, o nível dos competidores no país hoje tem superado as expectativas. O rodeio está se profissionalizando cada vez mais, os competidores se aperfeiçoando cada vez mais, respeitando as regras, as exigências dos padrões americanos. A PBR conduz muito bem isso, disciplina os competidores, e dá a oportunidade para que eles se apresentem lá fora. Então estou muito contente, o rodeio brasileiro tem evoluído não na quantidade, mas sim qualidade, e técnica de todos os profissionais envolvidos”, destaca.

SHOWS

Na sexta-feira (29) quem animou o público foram as duplas Humberto & Ronaldo e Jorge & Mateus. Muito simpáticos, Humberto e Ronaldo atenderam em seu camarim a nossa equipe de reportagem. “É muito bom voltar no palco da maior festa do Estado e também uma das maiores do Brasil, amamos Minas Gerais. Estamos com a nova turnê, do disco ‘Canto, Bebo e Choro’, com músicas inéditas, cenário novo, está bem bonito. É um show que tocamos de tudo”, diz Humberto.

Já Ronaldo contou que na próxima semana os fãs serão presenteados com outro novo trabalho da dupla. “No dia 9, vamos lançar um novo vídeo clipe da música ‘Solteiro Sim’. É uma música inédita e que ainda não está em nenhum de nossos discos. Paralelo a isso, estamos no estúdio preparando novas músicas para quem sabe gravarmos ou um CD ou um DVD ainda esse ano”, revela o cantor.

No sábado, o clima esquentou no Parque de Exposições com o “Cabaré” apresentado por Leonardo e Eduardo Costa.  “Estamos muito felizes de trazer o Cabaré para Divinópolis, nessa festa maravilhosa, um evento popular que reúne milhares de pessoas. Mas, esse projeto meu e do Eduardo tem nós surpreendido muito, por onde passa arrasta multidão, está sendo um grande sucesso. Eu estou cantando o que gosto e fazer a parceria com o Eduardo tem sido ótimo, graças a Deus. Ele é um ser muito musical”, avalia Leonardo. Já Eduardo finaliza dizendo que a dupla formada agora para esse trabalho será eterna, independente do rumo a ser seguido pelos cantores futuramente.

A dupla Pedro Paulo & Alex também se apresentou nos palcos da Divinaexpo, na noite do sábado. “É um prazer imenso estar aqui, sempre ouvimos falar da festa e estar aqui já em um palco principal é realmente muito significativo para a dupla”, afirma Pedro Paulo. “Esse ano vem muita novidade, estamos com o novo DVD chamado ‘Fãs’, ele foi gravado há quatro semanas e está muito bom. Mantemos a nossa essência, a nossa alegria e festa, e misturamos isso a arranjos musicais lindos, com certeza o público vai se encantar”, pontua Alex.

No domingo (31) foi a vez de Gusttavo Lima arrancar suspiros da plateia. “Qualquer artista que pisa aqui na Divinaexpo se sente muito agraciado, por que é uma honra fazer parte da história dessa festa. Hoje esse evento é uma grande vitrine, um grande espelho para nós. Temos um público muito animado e receptivo, as pessoas cantam todas as musicas no show e isso é muito emocionante. Agradeço a Deus primeiramente por essa oportunidade, depois ao Júlio e ao Irajá pelo carinho que sempre tiveram com meu trabalho, e claro, o público também.”, afirma o cantor.

No dia do aniversário da cidade, a Prefeitura de Divinópolis patrocinou o último dia de Divinaexpo, com as apresentações de Isabella Rezende e Chrystian & Ralf. “Para a gente é sempre importante participar de uma festa assim, faz parte da nossa vida. Ficamos felizes de estar aqui de novo em Divinópolis depois de muito tempo”, afirma Chrystian. “Estamos com um cenário novo e músicas novas. Pela segunda vez gravamos uma música em inglês, dessa vez a ‘Roy Rogers’ do Elton John. É uma música que ouvíamos desde adolescentes e foi muito bom ter gravado ela, o vídeo dela está disponível no nosso site para todos aqueles que quiserem assistir”, completa Ralf.

COBERTURA

Mais uma vez, a Gazeta do Oeste, juntamente com o Sistema MPA de Comunicação, firmou parceria para a realização da cobertura completa da Divinaexpo. O presidente do Sistema MPA, Mayrink Pinto de Aguiar Júnior, falou sobre esse trabalho. “É muito interessante, porque Divinópolis é uma cidade de 240 mil habitantes, e quando você consegue levar informação a essas pessoas você está exatamente fazendo a função do seu veículo de comunicação. Então o jornal, a rádio e a televisão, quando conseguem fazer isso, cumprem seu objetivo. Todo veículo tem o lado comercial e social, é importante cumprir isso. A parceria com o Gazeta é muito boa”, pontua Mayrink.


Confira alguns dos momentos da 45ª Divinaexpo


Crédito: Aaron Gabriel

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.