segunda-feira, 19 de Setembro de 2016 16:00h PMD

Divinópolis contabiliza avanços na Semana de Trânsito

Divinópolis contabiliza inúmeros avanços na Semana Nacional de Trânsito com início nesta segunda-feira (19/09) e término na sexta-feira (23/09) com várias ações de conscientização (confira programação abaixo). A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), elaborou campanhas, implantou semáforos, sinalizou ruas em áreas escolares, implantou a “Onda Verde” e redutores de velocidade nos últimos anos.

 

Na área de projetos de trânsito foi implantado a sincronização semafórica em oito vias da área central: rua Goiás, Pernambuco, Itapecerica, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além das avenidas JK e 1º de Junho. O projeto chamado de “Onda Verde” funciona com o sinal aberto em sequência, no sincronismo com a diferença de tempo, de um semáforo para o outro, formando a onda verde, permitindo ao motorista, trafegar sempre com o sinal verde (sem parar). Se o motorista andar na velocidade exigida, quando ela chegar ao próximo semáforo, estará aberto para passar sem precisar parar e esperar.

 

Na modernização do sistema de sinais, foram substituídas 24 semáforas na região Central e substituídos 15 controladores eletrônicos. Para o pedestre, foram criadas várias travessias elevadas: avenida Getulio Vargas (Centro), rua Goiás em frente a Escola Santo Tomaz de Aquino (Porto Velho), Antônio Olímpio de Morais (Centro), avenida 1º de Junho (Praça da Catedral), Praça Dulphe Pinto de Aguiar ( Porto Velho), rua Engenheiro Benjamin de Oliveira (Esplanada) e ainda ruas Castro Alves e Espírito Santo (Centro).    

 

De acordo com a Settrans foram colocadas sinalização vertical em 37 escolas da cidade com campanha de conscientização. Foram implantadas, aproximadamente, 100 redutores de velocidade em 39 bairros de Divinópolis.

 

Campanhas

 

A Settrans realizou oito campanhas na Semana Nacional do Trânsito com três simulações de acidentes com uma série de eventos para conscientizar os motoristas e os pedestres.  Foi realizada a campanha educativa “Pé na Faixa Pé no Freio” para sensibilizar condutores e pedestres a adotarem comportamentos seguros no trânsito.

 

Os profissionais da Settrans realizaram palestras em 140 escolas para 25 mil alunos. Os agentes da Settrans também participaram 22 ações da Patrulha do Sossego contribuindo para inibir som na vias públicas, restaurantes e bares.

 

Projetos

 

A Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Divinópolis também realizou vários projetos de correções geométricas e sinalização, readequação viária, mini-rotatórias e implantação da ciclovia.

 

Dentre as inúmeras ações, em 2011, a rua Pitangui recebeu espaço para ciclistas. O projeto da ciclovia permite ciclista andarem com segurança e conforto. Um ano depois, foi executado a abertura de via e sinalização na região dos shoppings na região do Santa Clara.

 

Em 2013, foi realizada a correção geométrica e sinalização horizontal e vertical no cruzamento rodoferroviário da rua Itambé no bairro Planalto. Já em 2014, entre os projetos, a Prefeitura instalou rotatória na rua Rio Grande do Sul e Coronel João Notini. Também ganharam rotatória rua José Teodoro Ferreira e rua Bolívia. 

 

No ano passado, dentre outras correções geométrica e sinalização, foi executado implantação de rotatória na Paraíba com Mato Grosso. Em 2016, é realizado a sinalização horizontal de ruas pavimentadas pelo Pró-Transporte no bairro Belo Vale. Na rua Pedro Pires e Rua Petropólis também recebe projeto de sinalização.

 

Programação Semana Nacional de Trânsito - 2016

 

TEMA:

 

“Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: 

Eu sou + um por um trânsito + seguro”

 

17/09/2016

 

8h – Simulação de um acidente de trânsito (Av. Antônio Olímpio de Morais/ Sergipe)

 

           

19/09/2016

 

 8h30 – Ação educativa (Rua São Paulo c/ Av. 1º de Junho) 

12h30 – Blitz educativa (Passagem de nível do Esplanada)

19h – Palestra (CETEPE) Transitolândia Colégio Tiradentes

 

 

20/09/2016

 

8h – Palestra na E.M. Professor Darcy Ribeiro

8h30 – Ação Educativa (rua Goiás com av. Antônio Olímpio de Morais)

14h – Palestra para motoristas vans escolares (Auditório da SEMUSA)

19h– Palestra na E.E. Joaquim Nabuco - Transitolândia Colégio Tiradentes

 

21/09/2016

 

7h - Blitz educativa (Passagem de nível do Porto Velho)

8h30 – Ação Educativa (Rua Minas Gerais/ Av. Getúlio Vargas)

9h30 – Palestra para Motoristas consórcio Transoeste (Auditório da Trancid)

15h30 – Palestra para Motoristas consórcio Transoeste (Auditório da Trancid)

16h – Palestra na E.M. São Geraldo

 

22/09/2016 

 

8h30 – Ação Educativa (Rua São Paulo/ Av. Antônio Olímpio de Morais)

14h – Palestra na E.M. Professor Darcy Ribeiro

15h – Palestra para taxistas (Auditório da SETTRANS)

19h – Palestra na E.E. Dona Antônia Valadares

 

23/09/2016

 

8h30 – Ação Educativa (Rua Goiás/ Bahia)

10h – Palestra (E.M. São Geraldo)

12h30 - Blitz Educativa (passagem de nível Paraná)

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.