terça-feira, 31 de Março de 2015 14:04h

Divinópolis elabora políticas públicas para crianças e adolescentes

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou nesta terá-feira (31/03), no auditório da Fiemg, em Divinópolis, a IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

200 pessoas participaram do evento que contou com várias autoridades do município.

“Cuidando das Crianças e dos Adolescentes. Cultivando o Nosso Futuro” foi o nome da conferência que debateu a Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente. Antes da conferência, reuniões preparatórias foram realizadas com jovens para tratar dos assuntos em debate na conferência.

Na parte da manhã houve a leitura e aprovação do Regimento Interno, a palestra principal do evento. No período da tarde os participantes foram divididos em 5 grupos de trabalho, que apresentaram em plenárias os resultados das discussões. Por último foi realizada a eleição dos delegados da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, ressaltou a elaboração do Plano Decenal para as crianças e adolescentes.

“A conferência é o maior evento para atribuir as políticas para a área. Pretendemos, a exemplo da educação, produzir de uma forma democrática com sociedade um novo plano decenal para as políticas de crianças e adolescentes. A conferência é o ponto mais alto que envolve várias secretarias do município, reúne poder Judiciário, Legislativo, Executivo, Ministério Público e, principalmente, as entidades e as pessoas que contribuem com ações para crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

 

O promotor da Infância e Juventude, Carlos José e Silva Fontes, afirmou que a conferência é o caminho para fazer cumprir os diretos da criança.

“A presença significativa das crianças e adolescentes hoje é importante nesta conferência para fazer conhecer seus direitos. As crianças e adolescentes são os nossos maiores patrimônios. Neste momento de crise, o primeiro setor que sofre é essee. É preciso entender que somente com investimentos nas crianças e nos adolescentes podemos mudar esse país”, afirmou.

O diretor do Fórum Manoel de Castro Santos, Francisco de Assis Corrêa, destacou a união de forças para elaborar políticas públicas para as crianças e adolescentes. “Quando percebemos essa união entusiasta dos coordenadores de buscar soluções para essa juventude, além da preocupação das autoridades municipais, nos dá um alento para continuar”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cybele Silva, afirmou que as propostas aprovadas serão enviadas para o evento estadual e nacional.

“Elaboramos as propostas para as crianças e adolescentes e vamos apresentar para o evento do Estado dia 25 e 27 de agosto na conferência estadual e apresentada em Brasília em um evento nacional”, explicou

 

Ainda participaram do evento, o vice-prefeito, Rodrigo Resende; Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos Souza Campos; o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres; coordenadora do Conselho Tutelar, Marisa Antunes Campos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.