quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015 09:42h Lorena Silva

Divinópolis inaugura sistema de educação em horário integral

Cmei Miguel Rodrigues Filho, no bairro Lagoa dos Mandarins, será o primeiro local a receber o projeto

Neste ano o período letivo da rede municipal de ensino de Divinópolis retornou com uma novidade para os alunos da educação infantil. Desde ontem já funciona no município o sistema de educação integral para algumas crianças atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Miguel Rodrigues Filho, situado no bairro Lagoa dos Mandarins. O Cmei é o primeiro espaço a oferecer educação em horário integral em Divinópolis.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosemary Lasmar, o Centro tem capacidade para atender 250 crianças de dois a cinco anos, mas atualmente 180 estão matriculadas. Dessas 180, aproximadamente 60 permanecerão no local em tempo integral. “Nós não podemos fechar a escola e oferecer apenas o tempo integral, privar as crianças que moram ali na região de estudar. Quem não quer a escola de tempo integral, tem a opção de deixar a sua criança somente na parte da tarde”, explica a secretária.
Com a implantação do horário integral, o Cmei passou a funcionar das 7h às 17h30, com turmas de creche e pré-escola. Segundo Rosemary, no local, as crianças terão todos os cuidados necessários, como alimentação, banho e oficinas que auxiliarão no desenvolvimento das crianças. “Na parte da manhã, a escola trabalha com oficinas de música, teatro, artes plásticas e de esporte. Já na parte da tarde, a escola oferece a escolarização.”
Para formalizar a implantação do sistema de horário integral, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove amanhã um evento no local, com horário que ainda será definido.

 

 

FORMAÇÃO
Rosemary destaca que o principal objetivo da implantação do horário integral na escola é retirar as crianças da rua, fazer com que elas saiam da situação de vulnerabilidade social e sejam inseridas no ambiente escolar. “A gente sabe que em uma visão de futuro, em uma visão de vanguarda, que o melhor para a criança é uma escola de tempo integral. Os países de primeiro mundo já trabalham com esse sistema. Inclusive, no Plano Nacional da Educação já existe a previsão dos municípios irem gradativamente implantando o tempo integral.”
De acordo com Rosemary, a expectativa da secretaria é de que outros Cmei’s do município passem a oferecer o ensino em horário integral. “Essa é a primeira escola infantil de tempo integral do município de Divinópolis, mas com certeza nós queremos oferecer em outras. Essa é uma escola piloto. Precisamos ver algumas questões, como os profissionais. Mas a gente vai trabalhar nessa escola já programando a extensão do projeto”, finaliza.

 

 

Crédito: Lorena Silva

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.