sexta-feira, 6 de Março de 2020 08:10h Portal G37

Divinópolis inicia programações do mês da mulher.

Mês de março é cercado de eventos para a comemoração e conscientização da luta das mulheres.

Talita Brandão

Com a chegada de março e a proximidade do dia 8 de março, o município de Divinópolis realiza campanhas de reivindicação, conscientização e comemoração dos direitos das mulheres. A programação do ano foca principalmente no enfrentamento da violência doméstica. Nas Reuniões Ordinárias da semana o tema é abordado pelos Vereadores.

Segundo a Vereadora Janete Aparecida, nesses primeiros dois meses de trabalho junto da delegacia da mulher e patrulha de prevenção a violência da polícia militar ocorreram mais de 200 ocorrências de violência contra mulher, e mais de 50 medidas protetivas, além de um feminicídio já nos primeiros meses do ano. Para a vereadora isso só mostra que Divinópolis está seguindo o mesmo caminho do Brasil, e realmente precisa do contínuo enfrentamento dessa violência.

Apesar do grande índice de crime contra mulheres, o município de Divinópolis tem conquistado direitos com aprovações de projetos em defesa da mulher. Entre eles encontra se o Protocolo de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual realizado pela parceria entre polícia civil, Secretaria de Saúde e Poder Legislativo manifestado pela vereadora Janete. A ação pioneira em Minas Gerais envolve um tratamento humanizado, e o atendimento prioritário e sigiloso da vítima.

Sobre o mês de março, Janete comenta. “O mês de março é extremamente importante. É importante falarmos da participação das mulheres em todos os setores da maneira como a mulher é, da maneira como a mulher quer e da maneira como a mulher quer ser, respeitando a sua individualidade. O março está aí para mostrar isso, o março também existe para reivindicar salários iguais, afinal de contas se temos as mesma posições então devemos ter o mesmo salário. Fazer enfrentamento da violência contra mulher é importante, além de falar sobre o respeito e contra o assédio. Então estamos em uma mistura de comemoração e reivindicação de direitos.”

Sobre os eventos do mês Janete expõe. “Essas semana nós temos uma programação extensa com a polícia civil, no dia 2 nós tivemos uma reunião voltada para a mulher e uma roda de conversa, nesta quinta-feira tivemos a caminhada 'Não a Violência Contra a Mulher', no dia 7 também teremos uma blitz. No dia 12 teremos o encontro com a mulher do campo que é extremamente importante, dia 18 nós temos a Mulher em Ação que é uma parceria minha com o Conselho da Mulher onde a gente premia as mulheres que são pouco reconhecidas, como motoristas e costureiras. Teremos o encontro da mulher da política, onde reuniremos mulheres com pretensão de eleição e aquelas que mesmo sem pretensão de eleição também se interessam pela política. Teremos um encontro com as mulheres idosas, entre outras programações. Então são diversos acontecimentos nesse mês de março valorizando a mulher e principalmente essa conversa do enfrentamento da violência contra mulher.”. Termina Janete Aparecida.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.