quarta-feira, 9 de Setembro de 2015 12:26h

Divinópolis prepara 2ºetapa de vacinação contra o HPV

Mais de 4.700 adolescentes devem receber a vacina na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), dentro da estratégia proposta pelo Ministério da Saúde de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, realizará neste mês a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) subtipos 06, 11, 16 e 18.

De acordo com o Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde da Semusa, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o HPV, no município, será em 16 de setembro.

Em Divinópolis, serão vacinadas 4.704 adolescentes das faixas etárias de 9 a 11 anos. Nesta segunda etapa a vacinação será feita nas 34 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde, e não nas Escolas, como estratégia para promover ações que estimulem a adolescente a cuidar de sua saúde, e atender à necessidade de registrar a vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI Desktop).

Prevenção

A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade.

Procurar a unidade de saúde

Em março de 2015, iniciou a primeira fase da vacinação de meninas de 9 a 11 anos e em setembro estas meninas receberão a segunda dose desta vacina, que se encontra disponível nas 34 salas de vacina.

A partir de 16 de setembro, os pais e responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde próxima à sua casa e levar a caderneta de vacinação da sua filha adolescente e que esteja dentro da faixa etária proposta nesta campanha.

Em 2015, além de as adolescentes, foram incluídas também como público alvo da vacinação contra HPV, mulheres de 09 a 26 anos (26 anos,11meses e 29 dias) que convivem com o vírus HIV. Para receber a vacina, esta população, deve comparecer ao serviço de saúde e apresentar relatório médico com justificativa para a vacinação juntamente com a caderneta de vacinas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.