quarta-feira, 22 de Maio de 2013 06:26h Atualizado em 22 de Maio de 2013 às 06:29h.

Divinópolis recebe exposições de arte vindas de Oliveira

A cidade será homenageada durante as festividades do aniversário de Divinópolis

Está em exposição na Câmara Municipal, obras retratando a vida de Carlos Chagas e Eliseu Resende, personalidades da cidade amiga deste ano, Oliveira.

A exposição é uma pequena mostra, retratando a vida e o trabalho desenvolvido pelo sanitarista Carlos Chagas, cidadão oliveirense, que desempenhou grande papel nas questões ligadas à saúde e à doença de chagas.

Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, primeiro dos quatro filhos de José Justiniano Chagas e Mariana Cândida Ribeiro Chagas, nasceu em nove de julho de 1878, no distrito de Bom Retiro, próximo à pequena cidade de Oliveira, Minas Gerais. Seus antepassados, de origem portuguesa, tinham se estabelecido na região havia quase um século e meio. órfão de pai aos quatro anos, Chagas passou a infância nessa e em outra fazenda da família, em Juiz de Fora, onde sua mãe administrava o cultivo do café. Embora distante dos centros ilustrados do país, a convivência com os tios maternos (dois advogados e um médico), despertou o interesse do jovem em fazer medicina.

Outra exposição, mostra um pouco sobre o ex senador e ex ministro Eliseu Resende.
Nascido em Oliveira, no dia sete de fevereiro de 1929, Resende desenvolveu grandes trabalhos e melhorias à política brasileira. Formado em Engenharia Civil pela UFMG, pouco tempo depois se tornou professor. Anos mais tarde, Eliseu se tornou ministro e em seguida senador pelo estado de Minas Gerais.

As obras ficam em exposição no Espaço GTO da Câmara Municipal até o dia três de junho e o horário para visitação é das 12h às 18h.

Como Oliveira foi escolhida a cidade homenageada em comemoração aos seus 101 anos, começa hoje também, às 13h, no Centro de Artes da Praça do Santuário, outra exposição, que traz o trabalho de pintores e escritores do município. Estão expostos pinturas a óleo sobre tela e livros de escritores da comunidade.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.