sábado, 10 de Setembro de 2016 11:00h Plínio César

Divinópolis recebe palestra com renomada psicoterapeuta gaúcha

Os distúrbios emocionais vêm crescendo em todo o planeta. Hoje, no mundo, existem cerca de 350 milhões de pessoas com depressão. No Brasil, esse número chega aos 19 milhões de pessoas e mais da metade delas não são diagnosticadas corretamente. Dessas, 60% que estão com a doença não fazem o trata­mento. Estes números são da OMS, Organização Mundial da Saúde.

PALESTRA

E para falar desse tema tão atual em nossa sociedade e que pode afetar qualquer pessoa é que Divinópolis irá receber no dia 15 de setembro, às 19h30, no Teatro Munici­pal Usina Gravatá, a pales­tra “Como trazer de volta o brilho no olhar?”. O evento será ministrado por meio da renomada psicoterapeuta de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a doutora Silvana Leo­nel. “Vamos fazer uma palestra falando sobre a vivência e a afetividade e um estilo infor­mal para que todos possam entender a linguagem. Nela, vamos abordar essa ‘depres­são mascarada’. Pois quando alguém está com depressão profunda, é fácil perceber isso nela, mas quando ela é ‘mas­carada’ pela irritabilidade, cansaço, mau humor, insônia, falta de apetite. Tudo isso são sintomas iniciais da depres­são”, completa a doutora.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Segundo ela, o trabalho consiste em analisar esses sinais e sintomas na palestra, de uma forma leve e interativa, para que as próprias pessoas possam diagnosticar nelas mesmas os primeiros sinais e, na própria família, e auxiliá­-las entre si. “Pois existe um ponto que podemos reverter nas pessoas diagnosticadas com depressão e, por isso, é importante essa identificação precoce”, afirma. Será abor­dado nessa palestra o ritmo alucinado do dia-a-dia, do isolamento nas redes sociais, a competitividade e o quanto as pessoas acham tudo isso mui­to comum, mas que podem ser sintomas de depressão.

CONVITE

“Nós gostaríamos que a população estivesse presente neste evento, pois não é uma palestra técnica, mas sim para os leigos que acreditam na importância dessa vida afetiva. Esse brilho do olhar que falamos é o prazer de viver ao lado das pessoas que amamos. E no dia vamos trabalhar com um material bem interativo, com poemas, músicas, trechos de filmes, é algo bem didático”, completa doutora Silvana. A palestra “Como trazer de volta o brilho no olhar?” é aberta ao público em geral e os ingressos podem ser adquiridos na Boutique do Livro e Sorveteria Ygloo, no valor de R$ 25 o primeiro lote até 11/09 e até 15/09, no valor de R$ 35 o segundo lote.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.