sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015 09:22h Atualizado em 23 de Janeiro de 2015 às 09:34h. Mariana Gonçalves

Divinopolitano cria livro infantil sobre a história da cidade

Intitulada “Divinópolis Ilustrada”, a obra do autor Welber Skaull conta a história da cidade de uma forma leve e bastante interessante, com muitos desenhos, o que propicia ainda mais o interesse da criançada pela leitura

A obra está prevista para ser lançada no mês de junho, ocasião em que se comemora o aniversário de Divinópolis.
Segundo Welber, os materiais já existentes que contam a história da cidade são muito ricos em informação, no entanto, são livros voltados mais para pessoas adultas. Uma criança, por exemplo, talvez tivesse dificuldade em interpretar a linguagem usada nestes livros. Por isso, a ideia de ter a história da cidade contada de forma atraente para os pequeninos.
“Meu filho, o Alexandre, de sete anos de idade, me disse que queria que eu fizesse esse livro. Então propus a ele me ajudar fazendo a ilustração do livro, discutimos o que iria ser feito e ele é quem desenhou e coloriu, tudo da forma como ele imaginava que tinha que ser. Será um trabalho muito bem feito, teremos alguns exemplares especiais com capa dura, não vamos fazer todos assim porque fica muito caro”, acrescenta Welber.
Fazer um livro não é fácil, gera custos e nem sempre é possível o autor arcar com todo o processo da obra, por isso a alternativa foi recorrer a programas de incentivo de captação de verba. “Não posso participar da Lei de Incentivo porque sou funcionário público, então o único jeito foi fazer a Captação Coletiva. Esse é o meu primeiro livro e se Deus quiser ele vai sair”, diz Skaull.
O processo de Captação Coletiva funciona por meio de um site, onde tanto pessoa jurídica quanto física podem contribuir adquirindo cotas. Todo o dinheiro arrecadado com as cotas será usado exclusivamente para a confecção do livro, o qual envolve processo de revisão, digitalização, impressão e encadernação. Quem quiser contribuir, basta acessar o  www.kickante.com.br/campanhas/livro-divinopolis-ilustrada. “No primeiro dia de captação, dez pessoas já participaram e vejo isso de forma muito positiva. São 60 dias de captação. Para custear todo o livro preciso da ajuda de 240 pessoas, as pessoas que ajudarem irão ganhar o livro. Não estou preocupado com lucro nesse livro”, explica o autor.
O livro já conta com a contribuição de pessoas residentes no Canadá, Tailândia, e ainda estados como São Paulo e Bahia. De acordo com Welber, serão impressos mil exemplares. Trezentos serão destinados às pessoas que contribuíram financeiramente com o livro, outros 300 exemplares serão doados às escolas municipais de Divinópolis e 400 serão comercializados.

 

PESQUISA
O trabalho de informações sobre a história da cidade ainda está em andamento, mas boa parte dos capítulos do livro já estão concluídos. “Muitas pessoas me ajudaram na pesquisa, historiadores, pesquisadores, pessoas que vivenciaram a história da cidade, a biblioteca municipal, o arquivo do Museu Histórico, os livros e o material virtual de diversos sites. Todos com devidas autorizações e com credito a ser publicado”, destaca Skaull.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.