sábado, 20 de Agosto de 2016 11:00h Mariana Gonçalves

Documento com demandas econômicas do município será entregue aos candidatos

No dia 1 de setembro, haverá no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Regional Centro-Oeste (Fiemg), no bairro Esplanada, o Seminário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis.

MARIANA GONÇALVES
mariana.goncalves@gazetaoeste.com.br

 

Idealizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), em parceria com a Fiemg Regional, Formatar Consultoria e Sebrae-MG.

O seminário contará com a presença do diretor técnico do Sebrae-MG, Anderson Costa Cabido, será realizado das 8h às 10h45. É aberto a toda a população da cidade.

O evento objetiva apresentar aos candidatos a prefeito de Divinópolis quais as demandas mais urgentes da classe empresarial. Segundo explica a vice-presidente executiva da Acid, Glaura Figueirêdo, a Associação realizou um planejamento estratégico apontando três eixos de atuação da entidade, sendo: o Desenvolvimento Econômico, a competitividade das empresas e a articulação e representatividade.

“Dentro desse planejamento estratégico, foi apontada a necessidade de realizar um seminário de desenvolvimento econômico envolvendo todas as entidades representativas de Divinópolis, para ao término deste evento, vamos entregar a cada candidato a Prefeito as demandas destas entidades, em um documento único, que possa com isso pautar a gestão desse novo prefeito”, frisa Glaura.

 

ENQUETE

 

A Acid está promovendo desde julho uma enquete virtual por meio do http://portalacid.com.br – com intuito de saber dos empresários quais as suas necessidades. O resultado final desta enquete será também entregue aos candidatos no dia do seminário. “Os empresários e as entidades poderão acessar e votar nas demandas que já estão relacionadas, uma delas, que consideramos de grande importância e prioridade, é fomentar o desenvolvimento das empresas que já estão instaladas em Divinópolis, e atrair novos investidores para o município, no sentido de gerar emprego, movimentar a economia”, afirma a vice-presidente da Acid.

Entre os itens correspondentes na enquete, estão ainda: Criar a Agência de Serviços Públicos para o empreendedor (alvarás de funcionamento e localização para agilidade de protocolos, processos, etc.); Melhorar a sinalização, vias públicas e acesso aos Distritos Industriais; Definir orçamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, conforme ações estratégicas apresentadas pelas entidades representativas; Definir junto aos órgãos de Segurança Pública um cronograma de policiamento ostensivo na região comercial e Centro Industrial; Envolver as entidades representativas nas decisões relativas às leis e tributos que afetam o ambiente dos negócios; Designar o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável indicado pela classe empresarial; Fazer cumprir a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Sala do Empreendedor, Agente de Desenvolvimento, Compras Governamentais).

“É muito importante que todos os associados respondam à enquete, pois, assim, podemos legitimar as demandas escolhidas por eles e buscar do candidato eleito a prefeito de Divinópolis o compromisso com a classe empresarial – aquela que movimenta a economia do município e região”, ressalta Glaura.

 

INCENTIVO

 

Para Glaura, estamos em um momento onde as forças devem estar unidas, os trabalhos das entidades devem se pautar pensando principalmente no bem coletivo da economia. “O intuito é trabalhar para e por Divinópolis, no sentido de atrair novos investidores, não permitir que as empresas aqui já instaladas se desloquem para outras cidades. Então, precisamos criar e incentivar esse ambiente de conversa, de entendimento da importância das empresas para o município. Outra questão que frizamos muito com relação a essa nova conjuntura a qual passa o país, é que acreditamos que, para 2017, teremos um novo Brasil, vamos retomar o crescimento, entendemos que todo cenário econômico é cíclico, e esse ciclo vai chegar o fim”,
completa.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.