quinta-feira, 24 de Março de 2016 10:34h Atualizado em 24 de Março de 2016 às 12:41h. Mariana Gonçalves

Dom José Carlos celebrou hoje a missa do Crisma em Divinópolis

Foi celebrada hoje, a partir das 9h, na Catedral do Divino Espírito Santo, a Missa do Crisma, ou a Missa dos Santos Óleos, como também é conhecida em algumas regiões do país

Em Divinópolis, a celebração reúne centenas de fiéis, vindos de várias paróquias da Diocese, a celebração é feita pelo Bispo Dom José Carlos.
Como já é de costume em todas (arqui) dioceses, toda Quinta-feira Santa é realizada uma das celebrações mais importantes que acontece na vida diocesana, a Missa do Crisma, que celebra a unidade do bispo com o seu presbitério, ou seja, o conjunto dos padres da Diocese. Durante a celebração, os padres renovam os votos sacerdotais e ouvem uma palavra de incentivo do bispo.

 

 

REFLEXÃO

A Semana Santa é o grande momento litúrgico do ano, quando celebramos o mistério central de nossa fé: a Ressurreição de Jesus. Para isso, temos um tempo muito especial e com celebrações profundas. No fundo, é um grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Inicia-se com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram, de modo especial, os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Neste ano, proclamado pelo Papa Francisco como o Ano Extraordinário da Misericórdia, a Igreja nos convida a termos um olhar mais atento aos problemas ambientais do nosso planeta e aos problemas sociais gerados por eles. Frente a essas questões, devemos lançar sempre um olhar misericordioso aos que sofrem, pois, assim como o Pai, devemos ser um rosto de misericórdia para nossos irmãos.

 

 

PROGRAMAÇÃO SANTA

Confira agora a programação de algumas das paróquias para o dia de hoje e na Sexta-Feira da Paixão.
Paróquia do Divino Espírito Santo, às 9h, Missa dos Santos Óleos na Catedral Diocesana, às 19h, Santa Missa e Rito do Lava-pés, presidida pelo Bispo Diocesano e, às 20h, Solene transladação do Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira da Paixão do Senhor, às 8h, Via Sacra com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, às 9h: Sermão das Sete Palavras. Às 15h, Solene Celebração da Paixão do Senhor, presidida pelo Bispo Diocesano. Às 19h, Encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor, realizada pelo Teatro Nova Jerusalém, às 20h, Sermão do Descendimento, proferido pelo Padre Luis Carlos Amorim, às 20h30, Solene Procissão do Enterro e, às 21h30, Veneração das imagens.

 


Paróquia Nossa Senhora Aparecida (bairro Bom Pastor), hoje, às 19h30: Santa Missa da Ceia do Senhor com a Cerimônia do lava-pés. Em seguida, transladação do Santíssimo Sacramento para a Vigília eucarística e o Rito da Desolação.
Amanhã, às 4h, Caminhada Penitencial, saindo do Santuário em direção à Gruta de Nossa Senhora de Fátima (BR-494). Às 15h, Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus. Às 20h: Encenação da Paixão e Morte de Jesus, no Centro de Evangelização João Paulo.
Paróquia de São Cristóvão; Hoje, às 19h30, Santa Missa e Rito Lava-pés. Amanhã, às 9h, Via Sacra, às 15h, solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.