segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016 15:11h Dep. Domingos Sávio

Domingos Sávio agenda reunião com o Ministro e Secretário de Saúde para tratar do SAMU

CIS-URG Oeste está pronto e na reunião pretende-se alinhar a Portaria para seu funcionamento

O deputado federal Domingos Sávio agendou para quarta-feira, 21, uma reunião, em Brasília, com o Ministro de Saúde, Ricardo Barro e o Secretário de Estado de Saúde, Nalton Cruz, para alinhar com governo federal e estadual, o funcionamento do SAMU centro-oeste. Hoje, pela manhã, o deputado visitou a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência da Região Ampliada Oeste - CIS-URG Oeste, juntamente com o prefeito de Divinópolis e presidente do Consórcio, Vladimir Azevedo, o secretário Executivo do CIS-URG Oeste,  José Márcio Zanardi, o gerente de logística, Dárcio Abud, o diretor médico, Dr. Marco Aurélio Lobão, e demais funcionários técnicos do consórcio. A visita teve como objetivo, levantar dados técnicos e estatísticos acerca da estrutura, pessoal, infraestrutura e realidade de saúde a fim de construir um dossiê para a reunião com os gestores federais e estaduais de Saúde.

Domingos Sávio teve a oportunidade de conhecer a estrutura que está montada e pronta para imediato funcionamento da Central de Regulação de Urgência e Emergência (Samu 192). Os municípios já investiram mais de R$3 milhões em dois anos, desde a criação do consórcio, e um investimento de R$7 milhões do Estado para os primeiros equipamentos e compra de ambulâncias foi feito. O parlamentar revelou que outros deputados foram convidados a participar e somar forças a fim de colocar em funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Vamos nos unir de maneira republicana, sem partidos, para resolver um problema urgente e necessário na área de saúde para mais de 54 municípios mineiros da nossa região. Se mostrou de extrema necessidade o funcionamento deste serviço e estamos com tudo pronto para começar, faltando apenas a portaria de investimentos por parte do governo federal e estadual para custeio e manutenção do SAMU. Pretendemos sair desta reunião com a Portaria já com data de publicação e, se não for possível, pelo menos, já pactuada entre todos os entes envolvidos para que comecemos a funcionar em todo o centro-oeste, já no início do ano”, analisou.

O prefeito de Divinópolis e presidente do CIS-URG, Vladimir Azevedo, explica que o SAMU está equipado, desde março desde ano, para realizar o atendimento pré-hospitalar em que as ambulâncias de suporte avançado realizarão o atendimento no local. Ele esclarece que é como se um mini pronto-socorro fosse ao local do acidente, estabilizasse o paciente e o encaminhasse para um dos 18 hospitais credenciados, de acordo com o grau de necessidade do atendido.  Salienta ainda, que com este novo modelo, a UPA e o São João de Deus, em Divinópolis, não ficariam mais sobrecarregados. “O SAMU faz parte de uma macrorregião oeste de 54 cidades e terá 18 hospitais em uma rede que são habilitados para atender os protocolos de atendimentos. Como será tudo centralizado, em Divinópolis, será possível encaminhar casos menos graves para os outros hospitais, os mais graves para o HSJD e os muito graves ou em caso de queimaduras, por exemplo, que não temos condições de atendimento na região, para Belo Horizonte. Isso, sem precisar passar pela UPA e o São João, os desafogando”, alertou Vladimir Azevedo.

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, Márcio Zanardi, falou da importância da articulação política do deputado Domingos Sávio em sentar na mesma mesa os agentes políticos que tem a caneta para colocar o SAMU Oeste em funcionamento. “Agradecemos o esforço e comprometimento do Domingos Sávio em todo o processo da criação do Samu e no agendamento desta importante audiência, em que se renasce a esperança de fazer o serviço funcionar. É uma mobilização importante dos agentes políticos da região, liderada por Domingos Sávio, que conhece bem a realidade de todas as 54 cidades que formam o consórcio. É um apelo muito grande o funcionamento do SAMU devido a sua premissa, que é de salvar vidas e vamos para esta reunião com toda a nossa força para colocá-lo em pleno funcionamento”. Deverão estar presentes na reunião, em Brasília, o deputado federal Domingos Sávio, que a articulou, os demais parlamentares convidados que representam a região Oeste, o presidente do CIS-URG, Vladimir Azevedo, os prefeitos Ailton Barbosa (Luz) e Fernando Cabral (Bom Despacho) que são parte da diretoria do Consórcio, o prefeito eleito de Divinópolis, Galileu Machado, o secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, o gerente de logística, Dárcio Abud e o diretor médico, Dr. Marco Aurélio Lobão.  O Secretário de Saúde, Nalton Cruz, já confirmou presença, juntamente com sua equipe.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.