quarta-feira, 22 de Abril de 2015 11:18h

Educação abrirá coleta de informações para o Educacenso

O programa informático Educacenso abrirá a coleta de informação para 2015, que deverá ser enviada pelos diretores de todas as unidades educacionais

A rede municipal de ensino de Divinópolis é composta por 53 unidades educacionais e um Centro Educacional de Apoio e Atendimento Especializado (Ceae) totalizando, aproximadamente, 15 mil alunos.
Para lançar dados no Educacenso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), organizará o processo de orientação e capacitação dos responsáveis pela operação do sistema nas escolas. As informações detalhadas conterão dados que colaborarão para subsidiar propostas e ações para a educação no Brasil.
Os dados devem enviar-se entre 27 de maio e 31 de julho. A coordenadora do setor de Planos, Programas e Projetos da Semed, Hélcia Nunes, recomendou que “se tome o cuidado de não deixar os lançamentos para o fim de período, devido à possibilidade de congestionamento do sistema de informações na internet”.
Por meio da Portaria 99, de 1 de abril de 2015, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instância do Ministério da Educação (MEC), estabeleceu o cronograma, o período de coleta, a digitação, a exportação, a verificação e a retificação de dados do Censo Escolar.
O Censo Escolar é levantamento estatístico de toda a rede de ensino pública. Trata-se de instrumento de coleta de informação sobre número de alunos e matrículas, estabelecimentos de ensino, funções docentes, movimentação e rendimento escolar e modalidades de ensino da educação básica – educação infantil, ensino fundamental, ensino especial e educação de jovens e adultos (EJA).
As informações são base para elaboração de políticas públicas e distribuição de recursos dos governos federal, estadual e municipal, como o Plano de Ações Articuladas, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Mais Educação, a verba para as Caixas Escolares, a Educação de Tempo Integral e outros.
Para preencher o Educacenso é necessário entrar no site educacenso.inep.gov.br. Esclarecimentos podem ser obtidos na Semed, setor de Planos, Programas e Projetos, pelo telefone (37) 3222 6884, ou na SRE, pelo telefone (37) 3301 0453.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.