quarta-feira, 14 de Setembro de 2016 15:47h PMD

Educação seleciona textos para Olimpíada da Língua Portuguesa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Comissão Julgadora Municipal (CJM) sob coordenação do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), realizou a seleção, na etapa municipal, dos textos enviados pelas escolas municipais e estaduais participantes da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - “Escrevendo o Futuro”

A etapa municipal é um dos momentos mais importantes, pois os textos escolhidos representarão Divinópolis na etapa estadual. Foram avaliados 50 textos, sendo 15 poemas, 13 memórias, 15 crônicas e sete artigos de opinião.  Entre os poemas, foram selecionados pela CJM e enviados à etapa estadual os seguintes textos: “Riquezas que não têm preço” de Ana Clara de Melo da Escola Municipal Benjamin Constant e “Minha terra, meu lar” de Mateus Silva Araújo da Escola Estadual Joaquim Nabuco.

Entre os textos da categoria Memórias Literárias foram selecionados: “Retratos” de Ana Laura Faria da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira e “Lembranças em construção” de Meiriele de Souza Santos da Escola Municipal Padre Guaritá.  Foram selecionadas ainda duas crônicas: “Três minutos” de Bianca Maria de Oliveira da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira e “Sexta-feira” da aluna Gabrielle Gonçalves Almeida da Escola Estadual Joaquim Nabuco e um artigo de opinião: “Cidade Esperança: o polo da moda na construção de um tesouro cultural” de Larissa Natiele Pacheco da Fonseca da Escola Estadual Dona Antônia Valadares.

O cronograma das etapas estadual, regional e nacional, de setembro a novembro de 2016, pode ser acompanhado pelo portal WWW.escrevendoofuturo.org.br.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Na 5ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Legenda da Foto:

Integrantes da Comissão Julgadora Municipal (CJM): José Adalberto Moura, Suzanne R.S. de Morais, Juliana de Vasconcelos, Waldete G. Sirineu, Édson Gonçalves, Elaine kendal, Welma Greco, Priscila Merenciano, Levi Merenciano, Augusto Fidélis, Fernando Teixeira

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.