quarta-feira, 18 de Março de 2015 10:31h Atualizado em 18 de Março de 2015 às 10:34h. Mariana Gonçalves

Empresários se reúnem para debate sobre a economia do país

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-Oeste (FIEMG), por meio do Serviço Nacional da Indústria (SESI)

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-Oeste (FIEMG), por meio do Serviço Nacional da Indústria (SESI), realizou o Encontro de Líderes Empresariais do Setor da Indústria de Divinópolis e Região, com foco na discussão da conjuntura econômica brasileira.
Conforme o palestrante do encontro, o economista Renato de Sousa, a economia, de modo geral, está complexa e confusa, portanto cabe aos empresários usar esse momento para conhecer as necessidades de sua empresa e iniciar projetos de estratégia, que serão a base fortalecedora daquele empreendimento. “É hora de pegarmos o que está complexo e compreender, para que assim eu consiga tomar medidas e decisões dentro da minha empresa, que irão me favorecer a passar por esse momento de crise. A indústria tem que se preparar projetando a sua demanda, conhecendo os seus custos e sua lucratividade, para que lá na frente, quando a crise passar, ela esteja pronta para se solidificar novamente e continuar seu caminho enquanto empresa ou organização”, acrescenta Renato.
Ainda segundo o economista, o mercado tende a permanecer instável, a projeção é que ele comesse a manifestar ascendência só daqui três anos. Daí a necessidade de revisão do planejamento interno de cada empresa. “Existem momentos em que a empresa tem que pensar se ela vai, inclusive, mudar o seu mercado, ela tem que analisar se está em um mercado no qual veja continuação do mesmo, então estamos em um momento de revisão absoluta”, finaliza.

 

QUALIFICAÇÃO

A gerente do SESI Divinópolis, Jânua Nogueira, explica que é dever da instituição apoiar o setor industrial, principalmente fornecendo aos envolvidos desse segmento ações que sejam de qualificação. O Encontro de Líderes Empresariais do Setor da Indústria de Divinópolis e Região ocorre uma vez por ano, sempre com assuntos da atualidade e que impactam diretamente os serviços ligados ao ramo industrial. “Os empresários precisam acompanhar o cenário econômico nacional e internacional, para conseguirem desenvolver políticas empresariais de gestão, e assim, encontrar melhores resultados. Nosso trabalho é apoiar e levar informações aos empresários da indústria, para que, munidos desta informação, possam trabalhar pelo fortalecimento de seus negócios”, esclarece a diretora do SESI.
Também durante o encontro com os empresários, foi apresentado o “Soluções SESI” um conjunto de ações nas áreas de educação, saúde e segurança, cultura, lazer e esportes e responsabilidade social, que visam melhorar o desempenho dos trabalhadores deste setor. “Principalmente nesse momento de crise, o SESI pode ajudar a indústria levando, por exemplo, serviços referentes ao cuidado com a saúde do trabalhador, para esse momento de estresse causado pela crise temos vários produtos e serviços na área da saúde, e muitos deles são gratuitos”, completa Jânua.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.