quarta-feira, 19 de Agosto de 2015 13:30h Atualizado em 19 de Agosto de 2015 às 13:31h.

Encontro promove debate entre psicologia e nutrição

Profissionais da rede pública de saúde de Divinópolis e região estão sendo aguardados

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), em comemoração ao dia do psicólogo (27 de agosto) e ao dia do nutricionista (31 de agosto), realiza um encontro como o tema: Psicologia & Nutrição – Diálogos Possíveis

O evento está agendado para 26 de agosto no teatro Usina Gravata, das 13h às 17h.

“Nesta programação nós vamos debater com profissionais as possíveis conversações entre essas duas especialidades. Serão convidados profissionais das duas áreas que farão suas exposições aos presentes sobre a atuação dessas duas categorias na saúde pública”, explica a apoio técnico em nutrição da Diretoria de Atenção à Saúde da Semusa, Juliana Flores Bicalho.

Para participar deste evento estão sendo aguardados psicólogos e nutricionistas que atuam na rede de saúde pública de Divinópolis, bem como demais profissionais destas áreas que atuam na região Centro Oeste. Também tem vagas limitadas para estudantes.

“Pensamos num evento para reunir os profissionais de psicologia e nutrição e comemorar o dia de cada uma destas profissões, mas, também, que este encontro fosse uma oportunidade de fomentar a discussão, o conhecimento das áreas da psicologia e nutrição”, pontua a apoio técnico em psicologia, sobre os objetivos deste encontro, Irene Amaral.

Além das exposições que serão feitas por profissionais experientes aos presentes, o encontro ainda terá um momento aberto para debate. “Será oferecido, ainda, um café de congraçamento entre os profissionais das duas áreas e teremos também um momento cultural”, acrescenta Juliana.

Atuação na rede pública

Dentro dos serviços oferecidos pela Semusa à população, estas duas especialidades têm papel relevante e estratégico para a saúde da população. A psicologia, por exemplo, dentro do proposto pela secretaria desempenha um trabalho junto ao Serviço Saúde Mental da Atenção Primária e como especialidade oferecida em programas específicos na Policlínica. “Estamos juntos das equipes de atenção à saúde, apoiando no sentido de trazer conhecimento dos programas que devem ser implantados e dando o suporte técnico necessário”, diz Irene.

 

No que tange ao trabalho do Apoio Técnico em Nutrição, ele atua dentro da Semusa na supervisão de programas e de sistemas como o de vigilância alimentar e nutricional. “Trabalhamos junto a outros apoios técnicos da Semusa, como por exemplo, o de saúde da criança, no que se refere ao estado nutricional deste público. Além de apoiar às equipes de atenção primária a saúde”, comenta Juliana.

 

Programação

O encontro Conversações: Psicologia & Nutrição – Diálogos Possíveis apresenta a seguinte programação para 26 de agosto:

13h - Credenciamento

13h30 - Mesa de Abertura
ü  Secretário Municipal de Saúde – David Maia D’Oliveira
ü  Diretora de Atenção à Saúde (DAS) - Maria Ângela de Sousa Alvarenga
ü  Representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP 4)
ü  Representante do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-9 – MG)

14h - Mesa - Conversações: Psicologia & Nutrição – Diálogos Possíveis
·         “Atuação do Nutricionista: Interfaces com a Rede de Saúde”
Ana Cristina Mendes - Nutricionista – Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais, MBA em Administração  de Sistemas Públicos, Especialização em Nutrição Humana e Saúde, Professora Universitária, Diretora da Diretriz Educação e Desenvolvimento Ltda

 

·         “Uma história da Saúde Pública - Do Poder à Potência: Saúde Mental”

Milton Bicalho - Psicólogo Mestre em Psicologia Social – UFMG, Graduado em Filosofia, Especialista em saúde Mental na Saúde Pública pela ESMIG/FUNED, docente da Fundação Gregório Baremblitt – Instituto Félix Guattari

·         “Matriciamento em Saúde Mental”
Henriette Mourão - Psicóloga no SUS -Ribeirão das Neves, atua no CAPS AD, Supervisora do Matriciamento de Saúde Mental

Mediadoras:

ü  Irene Ferreira do Amaral – Psicóloga, Apoio Técnico Saúde Mental da DAS, Especialização em Psicoterapia Fenomenológica Existencial; em Análise Institucional e Esquizoanálise; em Assistência a usuários de Álcool e Outras Drogas.

 

ü  Juliana Mara Flores Bicalho – Nutricionista, Apoio Técnico Nutrição da DAS, Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialização em Nutrição Clínica; Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde; Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Saúde Coletiva; Tutora de Especialização em Saúde da Família.

15h30 - Debate

16h - Momento Cultural

16h30 - Café de Confraternização

17h – Encerramento

 

Este encontro além de ser realizado pela Semusa por meio da Diretoria de Atenção à Saúde conta com o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas Região 9 - MG e do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.